Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeito lança Morar Melhor para 4 mil famílias e mais 4.680 habitações pelo Minha Casa, Minha Vida

Prefeito lança Morar Melhor para 4 mil famílias e mais 4.680 habitações pelo Minha Casa, Minha Vida
(Foto: Dhyeizo Lemos e Antonio Pereira / Semcom)

Como parte dos projetos de habitação social na cidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta segunda-feira, (27), o programa “Morar Melhor”, que irá contemplar 4 mil famílias, além das 4.680 unidades habitacionais da prefeitura contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida. A solenidade foi realizada no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, localizada no bairro Compensa, zona Oeste.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“A intervenção do senador Eduardo Braga tem sido fundamental para trazer investimentos para a cidade de Manaus. Essas moradias significam mais de 800 milhões de reais de investimentos aqui na cidade, na geração de emprego, na diminuição do déficit habitacional na cidade de Manaus e isso traz para a gente uma perspectiva muito boa. É o maior programa habitacional da história da Prefeitura de Manaus. Nós tivemos alguns programas habitacionais, porém nada se compara, em âmbito municipal, com esse programa que nós estamos lançando hoje”, disse o prefeito.

Coordenado por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o programa “Morar Melhor” vai realizar melhorias em moradias de famílias de baixa renda que vivem em assentamentos urbanos informais. A meta é contemplar 1,2 mil residências, ainda este ano, nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e São José, na zona Leste.

O programa segue em 2024 devendo beneficiar 4 mil famílias. Os serviços de melhoria incluem a reforma completa nas estruturas, como troca de piso, portas e janelas, reforma de banheiro, entre outras.

“O programa Morar Melhor é um programa que atua em áreas regulares ou que estão em processo de regularizações. Então, a secretaria identifica aquelas habitações precárias, faz o cadastro, pede autorização do morador, e depois será feita a intervenção com a reforma daquela moradia. Para este ano, teremos intervenção na Colônia Antônio Aleixo, no Puraquequara e também no São José, e para o próximo ano, estamos avaliando qual será a aplicação do Reurb”, explicou o titular da Semhaf, Jesus Alves.

Já os programas da prefeitura, para construção de empreendimentos habitacionais populares, foram aprovados pelo governo federal na semana passada e somam 4.680 unidades, sendo 3.680 que se enquadram na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640), e mil moradias para as pessoas que moram em áreas de risco, que faz o programa de calamidades da Defesa Civil Nacional, como destacou o senador Eduardo Braga.

“Agora, em uma nova gestão, o programa renasce, e no primeiro ano do Minha Casa, Minha Vida, temos o maior programa da história da Prefeitura de Manaus. São 3.600 unidades dentro do Fundo de Arrendamento Residencial, o FAR, para pessoas mais humildes, e mil unidades para a área de calamidade, onde será possível socorrer aquelas famílias que moram nessas áreas de risco”, completou o senador.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

Com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), as novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida terão varanda, sala para biblioteca e estarão situadas em terrenos mais próximos dos centros urbanos.

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias

Exit mobile version