Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Prefeito David Almeida habilita primeiros 217 novos guardas municipais e reforça a segurança na capital

Prefeito David Almeida habilita primeiros 217 novos guardas municipais e reforça a segurança na capital
(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta sexta-feira, (14), a carteira funcional aos 217 novos guardas municipais, habilitando-os, de fato e de direito, para atuar nas ruas da capital. O evento foi realizado no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com a presença de autoridades, representantes das forças de segurança e familiares dos novos agentes.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O reforço no efetivo faz parte do compromisso da gestão municipal em estruturar a Guarda Municipal, que, ao longo dos últimos três anos, passou por significativas transformações. Os novos agentes foram aprovados em concurso público e passaram por um rigoroso curso de formação com mais de 450 horas de capacitação, tornando-se aptos para atuar na proteção do patrimônio público e no apoio às demais forças de segurança.

O prefeito David Almeida destacou o avanço histórico que a corporação tem vivido em sua gestão.

“Nós tínhamos 385 guardas, agora somamos mais 217 e teremos mais 120 até o final do ano. A Guarda Municipal existe há 77 anos e, hoje, estamos realizando um sonho com a primeira turma de guardas armados, treinados e equipados. Quando assumi a prefeitura em 2021, a Guarda tinha apenas dois carros antigos, sem condições de trabalho. Agora, conseguimos armar a corporação, realizar este concurso público, mudar o estatuto, atualizar a Lei Orgânica do Município, melhorar a questão salarial e criar um plano de cargos e salários. Esse esforço culmina na habilitação de novos guardas que vão atuar na segurança pública da cidade de Manaus”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Além do aumento no efetivo, a Guarda Municipal recebeu quase 90 novos veículos para reforçar a atuação nas ruas. O fortalecimento da corporação também amplia sua capacidade operacional e abre caminho para discussões sobre sua atuação dentro do sistema de segurança pública.

O senador Eduardo Braga ressaltou a importância da municipalização da segurança e o compromisso de buscar mudanças na legislação federal.

“Vamos manter contato com o secretário Alberto Neto para recebermos apoio técnico da Semseg e apresentar uma emenda constitucional que possibilite a criação da Polícia Municipal. A integração do sistema de segurança com os municípios é fundamental para combater o crime no país”, afirmou o senador.

O secretário da Semseg, Alberto Siqueira, reforçou que a ampliação do efetivo e dos equipamentos é essencial para atender a crescente demanda da cidade.

“As demandas estavam aumentando, mas faltava efetivo e equipamentos. Agora, com essa ampliação, conseguiremos potencializar o que já temos e reforçar a presença da Guarda Municipal em terminais de ônibus, unidades de saúde e escolas”, destacou o titular da pasta.

Para os novos guardas municipais, a habilitação marca o início de uma trajetória de compromisso com a segurança da população.

“É uma honra fazer parte dessa instituição que só cresce. Estamos prontos para contribuir com a segurança pública e servir à sociedade com dedicação”, afirmou a guarda municipal Bianca Nasser.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Investimentos na Guarda Municipal

A Prefeitura de Manaus seguirá ampliando a segurança pública com a convocação de mais 120 novos guardas até o final do ano. Além disso, a gestão municipal já trabalha no projeto para a construção do primeiro quartel da Guarda Municipal, uma estrutura moderna que dará melhores condições de trabalho aos agentes e fortalecerá ainda mais a corporação.

O fortalecimento da Guarda Municipal também conta com o apoio do senador Eduardo Braga, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões para a reestruturação e modernização da corporação. Os recursos foram utilizados para a aquisição de 22 novas viaturas, incluindo modelos Mitsubishi e Toyota Yaris, além de armamentos como metralhadoras, escopetas e pistolas. Essa iniciativa amplia a capacidade operacional da guarda e contribui para uma maior sensação de segurança na cidade.

 

Fonte: ASCOM/SEMCOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version