Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família totalmente reformada na zona Leste

Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família totalmente reformada na zona Leste

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta sexta-feira, (25),  a Unidade de Saúde da Família (USF) L-45, no bairro São José Operário, na zona Leste da capital. Totalmente revitalizada, a unidade de porte 1, com 132 metros quadrados, recebeu nova cobertura, pintura, mobiliário e equipamentos, além de serviços de jardinagem, manutenção e adequação das estruturas internas e externas.

Durante a entrega, o prefeito destacou que sobe para 33 o número de unidades de pequeno porte revitalizadas pela atual gestão, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), e que o objetivo é ter uma estrutura de excelência na questão de saúde básica.

“Estamos entregando mais uma unidade de saúde reformada. Essa é a 33ª que nós entregamos, mas a reforma que nós fazemos não é como faziam anteriormente, que era só pintura. Aqui não, estamos trocando telhado, forro, a iluminação, todos os equipamentos da unidade, modernizando as estruturas, dando condições de trabalho aos nossos servidores e isso faz com que a saúde de Manaus possa melhorar ainda mais”, afirmou Almeida.

Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a L-45 é referência para 4 mil famílias da região, com a oferta de serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e de enfermagem. Dentre os serviços oferecidos pela L-45, estão consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos da farmácia básica, coleta para exames laboratoriais e coleta de preventivo, entre outros. A unidade conta com duas equipes de profissionais de saúde, sendo uma de Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal, e oferta de serviços e ações de saúde de caráter preventivo.

“A gestão do prefeito David visa garantir mais conforto aos usuários e aos servidores. Nosso objetivo é ampliar os atendimentos para oferecer mais segurança e qualidade nos serviços de assistência e prevenção à população”, enfatizou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Em sua carteira de serviços, estão incluídas consultas médicas e de enfermagem, coleta de material para exame laboratorial, coleta para exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau), realização de curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de verificação de peso e altura, administração de medicamentos injetáveis e orais, aplicação de vacinas e dispensação de medicamentos básicos.

Além das unidades de porte 1, a Prefeitura de Manaus irá reformar, ampliar e construir unidades de porte médio e outros serviços assistenciais, incluindo a nova sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades novas de porte 4, a de maior padrão da rede assistencial, entre outras obras consideradas essenciais para qualificar a infraestrutura de atenção básica de saúde na capital.

Nas cem obras previstas pelo Plano Municipal de Obras, que visa modernizar os estabelecimentos de saúde do município e ampliar a cobertura de atenção primária na cidade, com prioridade para as áreas de alta demanda e vazios assistenciais, estão incluídas 25 novas unidades, sendo 15 de grande porte, e mais 25 reformas e 53 revitalizações.

Fonte: ASCOM/SEMCOM

Mais Notícias