Pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisa do Amazonas (ICEPAM), nesta sexta-feira, (3) mostra a aproximação do atual governador Wilson Lima em relação ao ex-governador Amazonino Mendes, que lidera a intenção de votos no primeiro turno com 29,5%, contra 26,1% da intenção de votos dos eleitores em Wilson Lima. A nova pesquisa reitera o movimento de recuperação de Lima, que vem tirando pontos de diferença a cada nova avaliação.
Com apenas 3,4% separando ambos os pré-candidatos na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos para escolha. Outra tendência que se reforça por meio da pesquisa é a consolidação de Eduardo Braga na terceira colocação, distante dos adversários. com 17,3%. Também aparecem em seguida o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,9%; a defensora Pública, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%.A pesquisa foi feita em Manaus e em sete municípios do Amazonas, sendo Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%. A mesma mostrou, ainda, que 10,9% não vota em nenhum dos nomes citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder.
Também foi avaliada a intenção de votos para o cargo de presidente da República, considerando o primeiro turno. Conforme a avaliação, o ex-presidente Lula aparece com 48,4% dos votos, e o presidente Jair Bolsonaro com 30,5% dos votos, ficando em segundo lugar no cenário avaliado, de acordo com pesquisa estimulada.
Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro com 4,3% dos votos e Simone Tebet (PSDB) vem em seguida, com 2,3%. A somatória dos dois é inferior ao percentual de eleitores (8,1%) que não votam em nenhum dos candidatos apresentados na amostragem ou preferem votar nulo ou branco. A pesquisa mostrou ainda que 6,4% dos eleitores não souberam dizer em que votar.
Fonte: POLÍCIA 24 H