Os usuários de ônibus do transporte coletivo da capital amazonense poderão pagar a passagem por meio de um aplicativo no celular. A nova tecnologia está em fase de implantação e sem data definida para ser utilizado, conforme informou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Serão disponibilizadas plataformas de bilhetagem on-line, em que os usuários poderão utilizar o celular (Android ou iOS) para adquirir recargas, utilizar QR-Code para pagamentos, validar e gerenciar seus créditos eletrônicos de forma totalmente digital.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Assim que todo o processo de implantação for concluído, as cobranças das passagens urbanas serão efetuadas diretamente nos validadores dos ônibus. De acordo com a Prefeitura de Manaus, o objetivo é diminuir a circulação de dinheiro nos coletivos.
Manaus é a 10ª capital do país a receber esta solução de bilhetagem eletrônica, segundo a prefeitura.
Carteira digital
Os usuários ainda poderão utilizar uma “carteira digital” que será gerenciada por meio do aplicativo “Cadê Meu Ônibus” e a conta abastecida com crédito e o pagamento da passagem realizada por QR-Code ou aproximação.
Haverá também a opção de fazer recargas dos cartões Passa Fácil, via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio da forma de pagamento.
Os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores.
Para evitar fraude no uso dos cartões, haverá a biometria facial, por meio de uma máquina fotográfica de alta resolução que identifica o rosto do portador do cartão.
O aplicativo está recebendo atualizações do sistema e em breve estará com todas as opções de compra e carteira digital disponíveis.
Fonte: G1-AM