A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), deu início às atividades de 2025 no Parque Municipal do Idoso (PMI), nesta terça-feira, (4). A recepção aos participantes foi marcada pela tradicional “Acolhida”, que aconteceu nas dependências do parque, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O evento de abertura contou com apresentações preparadas pela equipe multiprofissional do parque, com uma introdução às funções de cada setor e ao quadro técnico de profissionais. O evento ofereceu um ambiente animado e informativo, reforçando o vínculo entre frequentadores e a gestão do espaço. A celebração contou também com apresentação da banda de música do Abrigo Moacyr Alves, concurso de “Melhor Fantasia”, premiações, além das apresentações do DJ Ery Castro e da artista regional Rebecca Grana.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, enfatizou durante a abertura das atividades, o papel essencial do parque para a qualidade de vida dos idosos e idosas de Manaus.
“Este espaço vai além de proporcionar atividades físicas, ele é um local onde promovemos saúde mental, emocional e um ambiente de convivência social. As atividades ofertadas aqui são fundamentais para preservar a autonomia e melhorar o bem-estar da pessoa idosa, cumprindo a determinação do prefeito David Almeida de tornar o envelhecimento ativo uma realidade concreta na cidade de Manaus”, destacou o presidente.
Aos 76 anos, Socorro Régis, frequentadora assídua do Parque Municipal do Idoso, expressa com emoção a alegria de retornar às atividades. “Não tenho nem palavras. Ficamos de férias por um tempo, e agora, quando chego aqui, é como ganhar uma nova vida, uma vida tranquila. Venho de manhã e só saio à tarde. Entre as atividades que mais gosto está a seresta. Eu adoro cantar e jogar dominó”, comentou a idosa.
Atividades diversificadas e novidades para 2025
O Parque Municipal do Idoso oferece diversas atividades, todas pensadas para promover bem-estar, autonomia e integração social dos idosos. A equipe multidisciplinar do parque, composta por assistentes sociais, profissionais de saúde, educadores físicos e outros especialistas, é responsável por planejar e coordenar mais de 20 atividades gratuitas.
Entre as modalidades tradicionais estão hidroginástica, natação, dança coreográfica, dança de salão, pilates, alongamento, canto, violão, flauta, ginástica, artesanato e oficina da memória. A partir deste ano, novidades como teatro, jazz e atletismo e outras oficinas foram incorporadas, muitas delas em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e o grupo Seresta Prosa e Poesia.
Essas inovações reforçam o compromisso do parque em diversificar as opções para os frequentadores e estimular a saúde física, mental e social dos idosos. Entre as atrações do retorno estão tardes dançantes, apresentações do grupo Seresteiros do Prosa e Poesia, os aguardados Jogos Internos e eventos especiais, como o animado Carnaval 2025, pensado exclusivamente para o público idoso.
Novas vagas
A Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Conviver – Parque Municipal do Idoso, abre o agendamento para as inscrições nas atividades de 2025. O processo de agendamento começa na quinta-feira, (6), às 9h, e segue até o preenchimento das vagas, por meio do site da Fundação Doutor Thomas (FDT) no endereço eletrônico: www.manaus.am.gov.br/fdt/, ou pelo número de telefone 98842-1289. Ao todo serão ofertadas 673 vagas em diversas atividades.
Após a conclusão do agendamento no site ou telefone, o idoso deverá compar
ecer ao PMI, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, no dia e horário informados no agendamento para a entrega da documentação e efetivação da matrícula.
Documentação
Para os novos usuários, é necessário apresentar as seguintes documentações originais e cópias: 2 fotos 3X4 (atuais), carteira de vacinação atualizada, comprovante de identidade pessoal, comprovante de residência, atestado cardiológico (ou geriátrico).
Fonte: ASCOM/FDT
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR