Amazônia Sem Fronteira

Esportes

Paratleta faz planos para carreira ao emitir Passe Legal, que garante transporte intermunicipal gratuito para PcD no Amazonas

Paratleta faz planos para carreira ao emitir Passe Legal, que garante transporte intermunicipal gratuito para PcD no Amazonas
(Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc)

Jozinei Praia mora em Tefé e precisa viajar constantemente

A realidade de viagens já faz parte da rotina do paratleta tefeense Jozinei Praia, de 26 anos. Desde que iniciou a sua trajetória no jiu-jitsu, aos 18, ele precisa se locomover entre os municípios do Amazonas para competir. Agora, as viagens ganharam um aliado: o Passe Legal. O documento é emitido pelo Governo do Amazonas e garante a meia passagem no transporte intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PcD).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A Carteira Intermunicipal é emitida por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD), localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, no bairro Flores. Foi lá que Josinei conseguiu garantir o seu direito e encontrou uma forma de incentivar a própria carreira.

Com o documento, o medalhista do Campeonato Pan Americano de Para Jiu-Jitsu tem direito à meia passagem em transportes rodoviários e aquaviários em todo o estado. “A logística de transporte sempre foi algo complicado para a gente. Muitas vezes, tínhamos que buscar patrocínios, algo a mais. Agora, isso vai mudar”, destacou um otimista Jozinei.

O paratleta nasceu na Comunidade Punã, no município de Uarini (distante 565 quilômetros de Manaus), e perdeu a visão, ainda bebê, após uma forte febre. Jozinei possui, também, perda auditiva em um dos ouvidos. Em 2017, ele se mudou para Tefé (a 523 quilômetros da capital) com o objetivo de investir no jiu-jitsu. Lá, ele passou a integrar o projeto social Papa Mike de Jiu-Jitsu, responsável por atender 60 jovens e crianças.

“O Jozinei é um ótimo atleta, não tem barreira em nada e, agora, está mostrando que ele é capaz, como todo mundo. Esse documento chegou na hora certa e vai abrir portas, vamos levá-lo ainda mais longe, tenho certeza”, pontuou o treinador Valneis Massulo, que se refere ao paratleta, de maneira carinhosa, com o apelido Peixinho.

Conquistas

No último final de semana, em Manaus, Jozinei Praia conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Pan Americano de Para Jiu-Jitsu, nas modalidades NoGi (sem kimono) e Gi (com kimono). O evento, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, contabilizará pontos no ranking do para jiu-jitsu, que definirá quais atletas competirão no Mundial, em Abu Dhabi, e no World Games, em Guangzhou, na China.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

“O meu objetivo é sempre o primeiro lugar, sempre busco ser campeão. Independente do resultado, sempre vou treinar mais forte para, na próxima luta, eu dar o meu melhor”, reforçou o paratleta.

Foi durante a passagem pela capital amazonense que Jozinei buscou ajuda da Sejusc para emitir o Passe Legal. “Agora, com esses documentos, nada vai me parar!”, finalizou.

 

Fonte: ASCOM/SEJUSC

Mais Notícias

Exit mobile version