O Papa Francisco celebrou, na noite deste sábado (24), a tradicional Missa do Galo, onde falou sobre fome, ganância e guerras. No 10º natal como pontificado, a cerimônia da véspera de Natal foi acompanhada por 7 mil pessoas dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e outras 4 mil que participaram do lado de fora, na Praça de São Pedro.
Devido a um problema no joelho, o Papa precisou de uma cadeira de rodas, já que não pode ficar em pé por muito tempo. No altar, ele criticou o que chamou de “ganância e fome de poder” que faz com que os seres humanos queiram “consumir até mesmo seus vizinhos”.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“Homens e mulheres em nosso mundo, em sua fome de riqueza e poder, consomem até mesmo seus vizinhos, seus irmãos e irmãs”, disse o Papa.
Críticas as guerras
Sem citar o confronto em andamento na Ucrânia, o Papa condenou as guerras. “Quantas guerras já vimos! E em quantos lugares, ainda hoje, a dignidade e a liberdade humanas são tratadas com desprezo”, disse.
Em outras oportunidades, o Papa já condenou o confronto na Ucrânia. Mais recentemente, na celebração da missa à Madonna (missa à Nossa Senhora, santa católica), o pontífice chorou ao falar sobre o povo ucraniano. “Obrigado, nossa Mãe! Olhando para ti, podemos continuar a acreditar e esperar, que o amor vença o ódio, que a verdade vença a falsidade, que o perdão vença a ofensa, e que a paz prevaleça sobre a guerra. Assim seja!”, disse o Papa, ao finalizar a oração.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE