Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Panos de prato podem conter as mesmas bactérias da privada

Panos de prato podem conter as mesmas bactérias da privada
(Foto: FREEPIK)

Se você está acostumado a utilizar panos para secar a louça, talvez seja a hora de começar a abandonar este hábito. Estudos recentes mostram que as toalhas utilizadas na cozinha podem ser fontes de bactérias, inclusive as mesmas encontradas em vasos sanitários, nocivas à saúde.

Um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade de Ulster, em parceria com a empresa EOLAs international, mostrou que 27,5% dos panos de cozinha domésticos em uso apresentavam a presença da bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli, classificada como o principal coliforme fecal.

Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, as doenças mais frequentes causadas pela E. coli são infecções do trato urinário, infecções intestinais, infecções da vesícula biliar e infecções de feridas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Além disso, certas cepas de E. coli podem causar inflamação grave e danos ao cólon, levando a condições como a colite.

O estudo também encontrou a bactéria Listeria spp. em 13,5% dos panos usados em cozinhas, incluindo a Listeria monocytogenes em 3% deles.

Esta última é responsável por provocar a listeriose, uma condição que se manifesta com febre, calafrio, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia. São, basicamente, condições chamadas de infecção alimentar

Normalmente, o quadro se resolve sozinho, mas pode ser potencialmente grave para grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Em 2017, pesquisadores escreveram no Journal of Food Protection que as esponjas e panos de prato podem ser um foco de bactérias na cozinha.

Eles descobriram que esponjas e panos de prato contaminados com coliformes fecais ou Staphylococcus aureus – esta última pode causar infecções graves – eram mais propensos a contaminar outras superfícies na cozinha.

Isso significa que as esponjas e panos de prato podem espalhar bactérias por toda a cozinha, contaminando alimentos e objetos usados para cozinhar. 

Em outro estudo, realizado por pesquisadores do Departamento de Solo, Água e Ciências Ambientais da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, as descobertas sobre os panos de cozinha também foram preocupantes.

O grupo analisou amostras de 82 panos de prato usados ​​de residências aleatórias nas cidades de Chicago, Nova Orleans, Orlando, Tucson, todas nos EUA, além de Toronto, no Canadá.

Em laboratório, eles cultivaram os panos e constataram que 89% deles continham coliformes fecais. A E. coli foi encontrada em uma proporção semelhante à do outro estudo: em 25,6% das toalhas.

Por que isso acontece?

Pia da cozinha é um local de acúmulo de bactérias devido aos restos de alimentos/FREEPIK

Os panos de prato são utilizados em um ambiente (cozinha) em que há uma infinidade de restos de alimentos, matéria que entra em decomposição com o passar das horas.

Essa decomposição gera bactérias, que podem se proliferar mais rapidamente devido à umidade e à temperatura do ambiente. Ou seja, o contato do pano com superfícies potencialmente infectadas por essas bactérias com as mãos e pratos pode levar ao que se chama de contaminação cruzada.

Cabe ressaltar que a pia, a esponja de louça e outros espaços da cozinha também são frequentemente locais com grandes concentrações de patógenos potencialmente nocivos à saúde.

Toalhas de cozinha, maçanetas de fogão a gás, maçanetas de geladeira, torneiras de água e esponjas de cozinha são os locais mais comuns nas cozinhas que transmitem bactérias patogênicas e devem ser desinfetados rotineiramente após o preparo de alimentos com desinfetantes eficazes, ressalta um estudo publicado no Egyptian Pharmaceutical Journal, em 2015.

Como minimizar o risco

O ideal é deixar a louça secar no próprio escorredor/FREEPIK

Uma das principais recomendações de especialistas é jamais secar a louça com panos. Se não for possível deixá-la no escorredor, utilize toalhas de papel descartáveis.

Ferver os panos de prato ou lavá-los em máquina de lavar doméstica mostrou-se confiável e eficaz na descontaminação de todos os tipos de panos de prato domésticos, sugere o estudo irlandês.

Além da lavagem constante das mãos durante as tarefas na cozinha, sugere-se ter um pano para secá-las e outro para usar nas superfícies.

A limpeza das bancadas e tábuas de corte, por exemplo, deve ser feita de maneira minuciosa, evitando sempre que vários alimentos diferentes – por exemplo, carnes e vegetais que serão consumidos crus – estejam em contato ao mesmo tempo.

(Por Fernando Mellis, do R7)

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version