Ofício atende a requerimento do senador Styvenson Valentim; estado enfrenta onda de violência desde o início desta semana
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou um ofício nessa sexta-feira (17) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo o uso das Forças Armadas no Rio Grande do Norte. O estado enfrenta uma onda de violência desde o início desta semana. As ações criminosas são organizadas por uma facção descontente com as condições dos presídios do estado.
Pacheco atendeu a um requerimento do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que pede o emprego das Forças Armadas com base no artigo 142 da Constituição. O texto prevê operações da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Leia também:
- RN: 43 suspeitos de participar de ataques ,
- Moraes manda prefeito de Natal (RN) explicar suposta omissão em desbloqueio de vias
- Câmara Mirim 2022 começa nesta quarta em edição virtual com 120 estudantes
- Pacheco convoca Congresso para votação do decreto de intervenção na segurança do DF
- Andrey Santos brilha e Vasco vence o CRB em São Januário
“Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República. O importante é garantir a paz no estado o mais rapidamente possível”, ressaltou Pacheco.
Na tarde dessa sexta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou ao Rio Grande do Norte mais 80 homens da Força Nacional. Ao todo, 330 agentes — 30 policiais penais e 300 da Força Nacional — atuam no estado. Mesmo com a presença da Força Nacional, o número de cidades atacadas chegou a 38.
Entenda o que é a GLO
GLO é uma ação que só pode ser realizada com ordem expressa da Presidência da República. Ela ocorre nos casos de esgotamento das forças tradicionais de segurança pública.
Fonte: R7.COM