Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Órgãos de segurança aprovam ‘Boi Manaus’ como evento totalmente seguro

Órgãos de segurança aprovam ‘Boi Manaus’ como evento totalmente seguro

Órgãos de segurança aprovam ‘Boi Manaus’ como evento totalmente seguro
(Foto: Altemar Alcântara / CCC)

Às vésperas da terceira e última noite do “Boi Manaus 2022”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Fundação Municipal de Turismo e Cultura (Manauscult), recebeu a aprovação dos órgãos de segurança por mais um grande evento totalmente seguro.

Por meio do monitoramento, da atuação da Guarda Municipal e demais serviços integrados, o Boi Manaus foi considerado por órgãos como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como um evento totalmente seguro e voltado para a família. A segunda noite reuniu mais de 20 mil pessoas, que brincaram atrás do trio e dançaram o “dois pra lá, dois pra cá”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Municipal e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, o sucesso se deve à integração.

“Desde o início as pastas de segurança estão agindo de forma integrada, incluindo a segurança privada, que está sempre atenta e nos aciona quando acredita ser necessário. Dessa forma, estamos conseguindo antecipar possíveis situações que se tornariam ocorrências, garantindo a segurança de quem veio prestigiar o evento municipal”, enfatiza Fontes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou apenas uma ocorrência durante toda a noite, e o Juizado da Infância destacou a ausência de adolescentes desacompanhados por um responsável, consumindo bebidas alcoólicas, algo comum em eventos anteriores. De acordo com a Polícia Civil, em um evento de grande público como o Boi Manaus é raro não ter ocorrência, e parabenizou a Prefeitura de Manaus pela organização.

Outro grande aliado é o monitoramento, onde os órgãos operacionais e estratégicos podem observar, por meio das câmeras em tempo real, o que acontece no espaço, acionando assim os agentes de segurança estrategicamente posicionados em todo o sambódromo.

O superintendente do CCC, Sandro Diz, alerta para algo que as câmeras registraram, crianças menores de cinco anos ultrapassando o horário permitido.

“Após as 22h não é permitida a presença de crianças menores de cinco anos na festa, existe uma portaria que indica essa determinação e os nossos serviços estão aqui para cumpri-la. Pedimos aos pais que cheguem mais cedo, a partir da 19h, para que possam brincar com toda a família de forma tranquila, e avisamos também que, além do juizado, a Secretaria de Assistência também atuará na orientação de retirada do evento, após esse horário”, afirma Diz.

Os órgãos de segurança integram o colegiado do Centro Integrado de Cooperação e Controle do Município (CICC-M) e estão instalados em uma sala reservada do sambódromo com acesso total às mais de 20 câmeras de monitoramento, dentro e no entorno do espaço, garantindo que o evento continue sendo o mais seguro para todos que querem brincar de boi.

Fonte: ASCOM/CCC

Mais Notícias

Exit mobile version