Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Opas alerta para ameaça de três vírus simultâneos no fim do ano

Opas alerta para ameaça de três vírus simultâneos no fim do ano

Opas alerta para ameaça de três vírus simultâneos no fim do ano
( Foto: Reprodução )

Diretora da entidade pede reforço na prevenção, especialmente neste momento que antecede as festas de fim de ano

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), fez um alerta para a ameaça tripla simultânea de vírus respiratórios nas Américas e pediu atenção especial principalmente no período que antecede as festas de fim de ano.

“O aumento de uma única infecção respiratória é motivo de preocupação. Quando duas ou três começam a afetar uma população simultaneamente, isso deve nos colocar em alerta”, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, durante coletiva de imprensa.

De acordo Etienne, o número de infecções por covid-19, por influenza e de VSR (vírus sincicial respiratório) está “sobrecarregando” os sistemas de saúde de países da região.

O VSR, em particular, preocupa, pois contra ele ainda não existe uma vacina. Além disso, esse vírus tem “impacto sobre os mais vulneráveis”, sobretudo crianças e, especialmente, bebês com menos de 1 ano de idade.

Já os casos de covid, aumentaram 17% na região na última semana, e as mortes aumentaram na América do Sul e América Central. Uma redução nos testes pode estar escondendo o verdadeiro número de infecções.

“Toda vez que nos tornamos complacentes com esse vírus, corremos o risco de ressurgir. Não podemos baixar a guarda”, disse a diretora da Opas.

Outro vírus que preocupa é da influenza. A América do Norte e o Cone Sul estão vendo um aumento de casos, particularmente na Argentina e no Uruguai, colocando uma pressão inesperada nos sistemas de saúde.

Carissa pediu aos países que implementem as ferramentas comprovadas para manter as comunidades seguras, incluindo vacinas, vigilância, uso de máscara e distanciamento social.

“Temos vacinas suficientes para nos manter seguros. Vamos usá-las”, incentivou a diretora.

Sintomas de VSR

De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA, pacientes infectados com VSR geralmente apresentam sintomas 4 a 6 dias após serem infectados. Os sintomas de infecção por VSR geralmente incluem:

Esses sintomas geralmente aparecem em estágios e não todos de uma vez. Em bebês com VSR, os únicos sintomas podem ser irritabilidade, diminuição da atividade e dificuldades respiratórias.

Fonte: CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Exit mobile version