Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Obras de expansão da rede de gás natural estão em andamento em Manaus

Construção subterrânea da rede de gás natural baseia-se em rigorosos padrões de segurança

Com o objetivo de atender à crescente demanda por gás natural (GN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) continua a expandir sua infraestrutura de gasoduto na capital. Concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização de GN, a Cigás abriu nova frente de obras no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Equipes da empresa terceirizada contratada pela Cigás estão em fase inicial de trabalho na rua Desembargador Anísio Jobim e em breve, começam as atividades na avenida Cosme Ferreira. As obras nessas vias dão continuidade ao trabalho iniciado há alguns dias na rua Desembargador César Rego, no mesmo bairro.

A construção subterrânea da rede de distribuição de gás natural (RDGN) segue rigorosos padrões de segurança e qualidade, contemplando diferentes etapas, que abrangem o mapeamento e sondagem do solo para consolidação do projeto, passando pela etapa construtiva até as recomposições asfálticas provisórias e definitivas, bem como a sinalização do gasoduto.

A Cigás utiliza principalmente o método de construção conhecido como não-destrutivo, cuja escolha foi definida com base em estudos especializados. Por meio desse método, são feitas pequenas aberturas no asfalto para a passagem dos tubos que formarão a rede subterrânea de distribuição de gás natural.

As intervenções ocorrem nos horários diurno e noturno. Para orientar o trânsito, a Cigás conta com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) no local, a fim de garantir a segurança de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. A Cigás também está trabalhando em outra frente de obra, na avenida Autaz Mirim.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Atualmente, a Companhia possui 23,3 mil unidades consumidoras (UC’s) de gás natural dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. Já são 324 quilômetros de rede de gasodutos construídos, a qual está instalada em mais de 30 bairros da cidade.

 

Fonte: ASCOM/CIGÁS

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version