Desde o início da invasão russa, 44 países europeus fizeram registros de refúgio de pessoas que saíram da Ucrânia
Quase cinco milhões de ucranianos foram registrados como refugiados em toda a Europa desde que a Rússia invadiu o país há menos de quatro meses, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira (9).
“A guerra na Ucrânia desencadeou uma das maiores crises de deslocamento humano do mundo”, disse o ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).
Uma atualização do portal de dados do órgão sobre a situação na Ucrânia, que visa refletir os movimentos de e para o país devastado pela guerra, mostra que um total de 4.816.923 ucranianos se registraram como refugiados em 44 países europeus desde 24 de fevereiro.
Os dados do ACNUR indicam que, até o dia 7 de junho, mais de 7,3 milhões de passagens na fronteira para fora da Ucrânia foram registradas. Outros 2,3 milhões de travessias foram registrados de volta ao país, segundo os dados.
Segundo a ONU, mulheres e crianças representam 90% dos que fugiram para o exterior, enquanto homens entre 18 e 60 anos são elegíveis para o serviço militar e não podem sair.
No total, a Organização Internacional para as Migrações da ONU estima que mais de 8 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país.
Mais da metade das pessoas que deixaram a Ucrânia foram para a vizinha Polônia, que registrou 3,8 milhões de chegadas.
Fonte: R7.COM