Ação social voltada para pessoas vivendo em situação de rua terá a participação da Susam

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participará, nesta sexta-feira (16/08), das 8h às 12h, da programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O evento “Sou morador de rua. Eu tenho direito a ter direitos” acontece na Praça da Matriz, no Centro de Manaus, com a participação de instituições governamentais e não governamentais que integram o Comitê de Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua.

Além da Susam, o comitê reúne Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e organizações não governamentais, como a Sociedade Civil Nova e Eterna Aliança, Desafio Jovem e Centro de Formação Vida Alegre.

A programação, que também é aberta à comunidade de um modo geral, inicia com uma benção do padre Orlando Barbosa, da Arquidiocese de Manaus, convidando a sociedade a refletir sobre o Dia de Luta Nacional das Pessoas em Situação de Rua.

Serviços gratuitos – Na sequencia, serão ofertados serviços de corte de cabelo, distribuição de kits de higiene bucal e de higiene pessoal, além de banho social e doação de roupas limpas. Um ônibus oferecerá atendimento psicossocial e realização do Cadastro Único para as pessoas em situação de rua. Haverá café da manhã, lanche e almoço para a população de rua.

A Susam participa através da Coordenação de Política de Saúde Integral das Pessoas em Situação de Rua, do Departamento de Atenção Básica do Estado (Dabe).

De acordo com o Coordenador da Política de Saúde Integral das Pessoas em Situação de Rua, Daniel Vasconcelos, este ano, além dos serviços ofertados aos moradores de rua, a sociedade será incluída na programação. “Nesta edição, estamos convidando a sociedade para participar das palestras e rodas de conversa, como forma de expandir o entendimento das pessoas sobre a questão da saúde dos moradores de rua”, disse.

Para a comunidade em geral haverá o painel Manaus Invisível, roda de conversa “Fala, Cidadão”, palestra sobre Prevenção em Saúde Bucal e roda de conversa sobre Álcool e Drogas. O encerramento terá apresentação do Coral “Vozes da Rua” e de grupos de rap.

 

Fonte: ASCOM/SUSAM

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *