Amazonas registra redução no diagnóstico de HIV em 2020

Susam oferta serviços de saúde durante o ‘Muda Manaus’

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) oferece testes rápidos para HIV e sífilis durante a segunda edição do programa “Muda Manaus”, do Governo do Amazonas. As ações, que incluem atendimento odontológico e consulta com especialistas, acontecem até às 14h deste sábado (8), no Centro de Educação Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

“É importante que nós saibamos que as doenças infectocontagiosas como o HIV e a sífilis estão em franca proliferação, e nós precisamos prevenir, por isso estamos ofertando o teste rápido para a população”, disse a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da Capital, Dayana Mejia de Sousa.

Os testes rápidos são realizados no ônibus da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gilberto Mestrinho.

De acordo com a enfermeira da Coordenação Estadual de IST/Aids, Evelyn Campelo, além de ampliar a oferta de teste rápido para a melhoria do diagnóstico, a ação também irá  orientar a população para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis  com o uso de preservativos.

“Aproveitando a época de Carnaval, já pensando na orientação sobre a prevenção das ISTs, também serão ofertados preservativos e folders informativos”, disse a enfermeira.

A recepcionista Izete Costa Lopes aproveitou a oportunidade e, após sair do trabalho, passou no “Muda Manaus” para fazer o teste para HIV e sífilis. “É realmente necessário que a gente faça, porque a gente não sabe como estamos até que façamos o exame para que possamos cuidar da nossa saúde”, afirmou.

A Susam também disponibilizou uma ambulância com equipe multidisciplinar no local do evento para atuar durante os três dias do programa.

Saúde bucal

A Susam vai ofertar serviços de odontologia com aplicação de flúor, avaliação da saúde bucal e exame preventivo de câncer bucal para a comunidade desde de ontem sexta-feira (7).

Conforme a programação, serão ministradas palestras sobre “Autocuidado, escovação e higiene bucal”; “Autoexame e prevenção da saúde bucal” e “Alimentação saudável e a sua relação com a saúde bucal”. Também serão distribuídos folders educativos com orientações sobre a saúde bucal.

Consulta médica

De acordo com o coordenador de eventos comunitários da Susam, Paulo Viana, neste sábado (8) teve consultas com um mastologista e quatro dermatologistas, das 8h às 14h, sem marcação, atendendo à livre demanda da população.

Vigilância em Saúde

No estande da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), durante os três dias de programação, acontece a exposição do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti com a utilização de microscópios; ferramentas do programa de controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e exposição de brinquedos lúdicos e pedagógicos com material reutilizado.

 

Fonte: ASCOM/SUSAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *