Susam participa de Fórum Internacional de Saúde no Hospital Sírio-Libanês

Política

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participou do 1º Fórum Internacional de Gestão em Políticas de Saúde Informadas por Evidências, que aconteceu nesta quinta-feira (13/06), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O Fórum reúne representantes da saúde pública dos estados, municípios e também do Ministério da Saúde para debater sobre o uso de evidencia cientificas para os gestores no âmbito do SUS.

Durante todo o Fórum, mesas de discussões foram montadas para que experiências nacionais internacionais de Politicas Informadas por Evidência (PIE) fossem apresentadas.  O secretário de Gabinete da Susam, Jani Kenta, que representou a secretaria no evento, afirmou que os debates têm como objetivo ressaltar a importância do conhecimento científico na tomada de decisão dos gestores relacionadas às ações de saúde pública.

“É um evento que tem muito a ver com o que estamos fazendo na secretaria, que é valorizar e estimular o conhecimento científico, além de criar mecanismos que permitam a transferência de conhecimento para apoiar as ações de saúde. A produção de conhecimentos em saúde ainda é sensível ao contexto amazônico, mas nossas oficinas e produções estão sendo fortalecidas e vão fazer a diferença com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e outras instituições”, disse.

Como exemplo, Jani Kenta cita a criação da Escola de Saúde Pública, que já consta nas ações planejadas pela nova gestão da Susam. No mesmo caminho, a Susam quer fortalecer as parcerias com instituições como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para Jani, as experiências apresentadas no fórum servem de modelo para as ações de saúde no estado. “A participação do Amazonas no Fórum reforça o argumento de aumento da visibilidade dada às produções científicas desenvolvidas na Amazônia, além de colaborar para orientar nas tomadas de decisões”.

Também foram apresentadas no Fórum as possibilidades de colaboração entre redes e grupos de pesquisa com experiências no uso de evidências e as estratégias para o fortalecimento do SUS.

Fonte: ASCOM/ Susam-AM 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *