ONU tira maconha da lista de drogas mais perigosas

ONU tira maconha da lista de drogas mais perigosas

Internacional

A Organização das Nações Unidas aprovou a recomendação da OMS, a Organização Mundial de Saúde, que retira a maconha da lista de narcóticos perigosos, onde aparecem drogas como a heroína e a cocaína.

Agora a maconha está classificada entre as substâncias com menor potencial danoso.

A proposta foi aprovada por uma diferença pequena. 27 países votaram a favor da mudança, entre eles Estados Unidos, Canadá e grande parte da Europa. Outros 25 votaram contra. O Brasil foi um dos contrários à mudança, assim como a China, Rússia e Turquia.

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, justificou a posição do Brasil por que o governo vê a mudança como parte de um movimento para facilitar o plantio e o uso da maconha.

Já o Professor da Escola Paulista de Medicina, Dartiu Xavier, que coordena o Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, avaliou a mudança como um avanço e disse que está embasada na ciência.

A mudança na classificação foi recomendada pela OMS em janeiro do no passado. Outras recomendações que também tinha sido feitas pela organização não foram aprovadas e a ONU continua recomendado o controle da droga.

A medida não obriga os países a adotar mudanças em suas legislações sobre a maconha.

Fonte: AGËNCIA BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *