Servidores da DDZ Oeste recebem informações sobre regras da previdência municipal

Educação

Aproximadamente 60 servidores lotados na sede e em unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam uma série de informações sobre legislações vigentes, que tratam sobre questões previdenciárias, na tarde desta quarta-feira, 17/7. A ação, que é uma iniciativa da Semed em parceria com o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev),  com a execução do Programa  “Manaus Itinerante”, foi realizada na sede da DDZ Oeste, localizada no bairro Alvorada.

O evento envolveu gestores, administrativos, secretários escolares e  professores. Na oportunidade, foi tratado sobre  as regras para concessão da aposentadoria expostas na lei 870/2005, que trata a legislação previdência para servidores efetivos da Prefeitura de Manaus. Além de possíveis implicações que a reforma da previdência em âmbito federal pode trazer para vida funcional de cada um.

O momento foi conduzido pelo analista previdenciário e membro do Comité de Investimento do Manausprev, Caio César Andrade.

“O programa tem o objetivo de difundir a cultura previdenciária, é fazer com que os servidores públicos municipais tenham o conhecimento e  interesse de saber mais sobre a previdência e sobre como ela irá afetar a vida deles hoje e daqui a alguns anos”, afirmou.

A iniciativa também faz parte do projeto qualidade de vida, criado pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, que tem o objetivo de preparar o emocional dos servidores que estão aptos a se aposentar.

Na Divisão Oeste, a responsável pelo setor é a assistente social  Alessandra Sales. Segundo a profissional, a iniciativa é significativa para o trabalho de preparação e de encaminhamento que é dado na DDZ Oeste, às pessoas que estão na iminência de se aposentar.

“Quando os servidores  vêm falar com a gente  sobre aposentadoria a principal duvida deles  é: como vou me aposentar?  E  aí quando vem uma ação como esta é muita significativa, porque é possível ao mesmo tempo  esclarecer dúvidas e amenizar os danos emocionais desse  trabalhador que está prestes a se aposentar”, explicou.

Um dos servidores que está prestes a se aposentar na Divisão Oeste é o gestor da Escola Municipal São Dimas, Américo Gadelha, que é funcionário da Semed há 35 anos.

“É uma iniciativa excelente  porque está em processo de mudança um  novo sistema previdenciário, e nós precisamos saber como se dá esse processo de mudança e se ele vai  implicar na nossa aposentadoria. Uma coisa que soube hoje e que deixou mais confortável é que o novo formato de previdência não vai me prejudicar. Então saio daqui satisfeito”, disse o servidor, que tem menos de um ano para concluir o tempo de contribuição da sua segunda matricula.

Fonte: ASCOM/SEMED-MANAUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *