MEC diz a deputados que não sabe alcance do ensino virtual na rede pública

MEC diz a deputados que não sabe alcance do ensino virtual na rede pública

Educação

O Ministério da Educação afirmou nesta segunda-feira (3) que não sabe dizer quantos estudantes da rede pública estão acompanhando as aulas remotas durante a pandemia da covid-19.

A informação veio em resposta a um ofício enviado à pasta por 7 congressistas solicitando os dados oficiais sobre o alcance do ensino à distância e a reorganização do calendário escolar depois da suspensão das aulas presenciais. O grupo integra  comissão na Câmara dos Deputados que acompanha as ações do ministério.

Os dados do relatório se baseiam em uma nota técnica da Secretaria de Educação Básica do ministério, que trata de todas as redes estaduais de educação que estão em regime de atividades remotas. A nota técnica se baseia no site do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

O Ministério da Educação explica que os dados foram retirados de uma pesquisa feita pelo Consed e pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação ), à qual somente 71% das redes municipais responderam.

A partir das informações acima registradas, é possível afirmar que todas as redes estaduais estão implementando o ensino à distância e parte das redes municipais também. Porém, o MEC não pode afirmar com precisão o percentual de estudantes que estão participando do processo de ensino-aprendizagem por meio das atividades não presenciais, o que nos impede de responder sobre o quantitativo exato de alunos das redes públicas de ensino [que] participam de teleaulas e aulas online“, diz a nota.

A pasta destaca que, em julho, o CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou 1 parecer “com orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia”.

Fonte: PODER360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *