Prêmio Fapeam de CT&I recebe inscrições até 6 de agosto

Fapeam anuncia resultados de editais de apoio à pesquisa e ao empreendedorismo inovador

Ciência e Tecnologia

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou nesta segunda-feira (31) apoio a 40 projetos para fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica e pesquisas a serem desenvolvidas na capital e no interior do estado. Os projetos beneficiados foram aprovados nos editais do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II); Programa Fapeam: Mulheres na Ciência; e Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência.

Para os três editais, foram disponibilizados R$ 11.714.304,00, recursos oriundos do tesouro estadual e da parceria entre a Fapeam e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os projetos apoiados no edital têm prazo de execução de 12 e 18 meses.

“Os editais exclusivos para mulheres cientistas são ações afirmativas e inéditas no estado, constituídas pelo Governo do Amazonas, via Fapeam, para incentivar uma maior participação feminina no campo da pesquisa, tecnologia e inovação, com projetos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado. Dados da Unesco apontam que menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Na área de empreendedorismo de base tecnológica, o Tecnova II vem para fortalecer o ecossistema de inovação no estado, por meio da parceria entre a Fapeam e a Finep”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Albuquerque, destacou a importância das ações. “Não só é um investimento expressivo. Incentiva a participação das mulheres e meninas para esse mundo da ciência, tecnologia e inovação, gerando muitas oportunidades e abrindo o acesso a oportunidades de fazer a diferença mais à frente”, pontuou.

Os programas para mulheres cientistas, ofertados pela primeira vez no Amazonas, surpreenderam de forma positiva, com 136 inscrições. As propostas passaram pela análise da equipe técnica e avaliação do comitê de especialistas. Na análise de mérito foram aprovadas 25 propostas, sete a mais do que estava previsto no edital do Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência. A ação visa a ampliação da participação de mulheres na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores.

Específico para o interior do Amazonas, o edital Fapeam: Mulheres na Ciência aprovou 14 projetos dos seguintes municípios do Amazonas: Itacoatiara, Coari, Lábrea, Manacapuru, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Tefé. O programa tem o intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de ciência, tecnologia e inovação e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias.

Na área de empreendedorismo, o Tecnova II fomenta, por meio de subvenção econômica, a pesquisa e o desenvolvimento de processos ou produtos inovadores associados às oportunidades de mercado. Esta edição selecionou projeto na área de tecnologias da informação e comunicação.

Os resultados dos editais podem ser conferidos em: http://www.fapeam.am.gov.br/

Fonte: ASCOM/FAPEAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *