Alunos soldados da PM retomam aulas presenciais em Manaus

Alunos soldados da PM retomam aulas presenciais em Manaus

Cidade

Foram retomadas, na semana passada, as aulas presenciais do curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Amazonas dos 392 convocados para a corporação pelo governador Wilson Lima. Realizado pelo Instituto de Ensino Integrado de Segurança Pública (Iesp), o curso acontece no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e estava com aulas on-line por conta das medidas sanitárias para prevenção da Covid-19.

Com a missão de promover a formação, capacitação e aperfeiçoamento dos agentes com atuação na segurança estadual, o Iesp é vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Os 392 alunos soldados que retornaram às aulas são remanescentes do concurso público de 2011. Os novos policiais vão reforçar o policiamento nas ruas da capital e interior do estado.

O curso tem duração de dez meses, com carga horária de 1.420 horas. De acordo com o diretor do Campus de Ensino III do IESP, coronel Moisés Cardoso, as aulas tiveram início no final do ano passado, mas foram suspensas devido à pandemia. “Nós passamos a realizar algumas atividades pela plataforma de ensino a distância, que compartilhamos com a PM para que eles não ficassem sem atividades nesse período”, salientou o coronel.

Com a volta presencial do curso, os alunos já passaram pelas disciplinas de formação básica, principalmente as relacionadas aos procedimentos operacionais, tiro, defesa pessoal e uso de bastão. O coronel também ressaltou que essas matérias são fundamentais para iniciar o estágio.

“Para conhecer a realidade da PM, os alunos precisam passar por essas disciplinas, pois são essenciais para iniciar o estágio operacional. Mas todos eles são acompanhados por monitores e instrutores da área de serviço”, explicou o coronel.

O aluno soldado, Tiago Porto, contou que sonha em alcançar o cargo máximo na formação de praças. “O meu sonho dentro da PM é galgar o último posto. Quero seguir o oficialato, além de me especializar em cursos que a instituição nos proporciona para atender da melhor forma possível à sociedade”, disse.

Para evitar aglomerações, os alunos estão divididos em dez pelotões. As aulas estão ocorrendo nos prédios da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Academia de Polícia Civil do Amazonas (Acadepol) e no Centro de Treinamento de Tiro Policial, que fica no Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Fonte: ASCOM/PMAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *