Meliponicultores da Acam participar do XXII CONBRAPI em Joinville – Santa Catarina

Amazônia

Criadores de Abelha Sem Ferrão do Estado do Amazonas (ACAM)  Participaram da XXII CONBRAPI. O evento aconteceu em Maio em Joinville – Santa Catarina, o encontro proporcionou e aprimorar os conhecimentos sobre as abelhas em diversos seguimentos da criação, pesquisas e trabalhos científicos.

Participaram  do evento vários Pesquisadores, Meliponicultores (criadores de abelhas) de diversas cidades do interior dos estados, estudantes, admiradores e outros. Para falar sobre a criação e os empecilhos surgido nas trajetórias de criação, principalmente o uso dos agrotóxicos que matar as abelhas exposta no campo buscando alimentação própria e realizando um serviço nobre a polinização para formação de frutos e sementes dando assim a continuação das espécies e tornando a mesas do ser humana farta.

Segundo  a Bióloga Aldenora Lima de Queiroz que também é meliponicultora (criadora de abelhas) da Acam, a participação nas palestras, minicurso, oficina, mesas redonda, nos agracia com diversos temas de importância relevância para o criador.

De acordo com Raimundo Vidarico Nascimento meliponicultor (criador de abelhas), também foi  importante poder falar e divulgar a Associação dos Criadores de Abelhas do Amazona(ACAM), sobre o trabalho como criadora de abelhas de vários municípios do Estado do Amazonas.

Ainda de acordo com Vidarico, falou sobre a  leitura  da Carta de Principio da Rede de Meliponicultura do Estado do Amazonas (REDEMEL), a rede irá proporcionar uma leitura cientifica aos criadores de abelhas sem ferrão na sua produção de mel com qualidade. “Para mim como meliponicultor este Congresso e outros que já participei foram muito promissores na questão do aprendizado e criação de abelhas”. Obrigada todos os criadores do Estado do Amazonas  e de outros Estados que participaram deste evento.

Por Francis Batista/Amazônia Sem Fronteira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *