Inpa participa da Avenida da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Amazônia

Referência em estudos da biodiversidade e ecossistemas amazônicos, o Inpa realizará atividades de popularização da ciência em Brasília, junto com outras instituições do MCTIC, e no Amazonas, incluindo ações para populações ribeirinhas

Na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa na próxima segunda e vai até domingo (21 a 27), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia estará presente na Avenida da Ciência, uma exposição que reunirá as instituições vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília. Em Manaus (AM) e municípios próximos à capital, o Instituto desenvolverá, no mesmo período, várias ações, como oficinas, exposições, cursos, palestras, visitas, visitas a laboratórios. Veja aqui.

 No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a equipe do Inpa estará mostrando por meio de vídeos, áudios, publicações, rodadas de conversas, palestras, o que o Instituto faz de melhor. O tema escolhido para esta edição da SNCT é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A SNCT é um dos maiores eventos de divulgação científica do país.

 O objetivo da SNCT é a popularização da ciência e a motivação de crianças e jovens para a prática científica. De acordo com o pesquisador do Inpa, Jorge Porto, alinhado à proposta da SNCT às informações obtidas pelos projetos e programas sobre mudanças climáticas – como Torre ATTO, LBA e AmazonFace – o Instituto contribuirá com o debate sobre o uso sustentável da biodiversidade.

 Saiba Mais

 Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e parceria com outras organizações e entidades do país, a SNCT realiza milhares de atividades em todo o território Nacional. Conforme MCTIC, um dos motivos a escolha do tema é busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 A bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Digno e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Responsáveis; Combates as Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água; e Vida Sobre a Terra.

 

Fonte: ASCOM/INPA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *