O Governo do Amazonas informa que as famílias da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, que tiveram suas moradias afetadas pelas chuvas, na manhã deste sábado (25), estão sendo acompanhadas e assistidas pelas equipes sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
Essas famílias terão prioridade no processo de reassentamento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizado pela Suhab. Aquelas cujas casas foram afetadas, vão receber a bolsa moradia transitória, até que recebam a solução de moradia definitiva. Elas foram levadas provisoriamente para uma escola estadual na região.
Além da Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, UGPE e Suhab vêm atuando, por meio do Prosamin+, também no reassentamento de moradores da área Manaus 2000, na zona sul. O processo de reassentamento já está acontecendo e, ainda em 2023, todas as famílias que estão na faixa de alagação serão atendidas com reassentamento.
Desde o início da chuva neste sábado, a UGPE faz o monitoramento de todas as áreas de atuação do programa. Também estão atuando no suporte às famílias afetadas as Secretarias de Assistência Social (Seas) e Justiça e Direitos Humanos (Sejusc). O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Amazonas também estão trabalhando no atendimento e monitoramento de ocorrências, prestando apoio às ações das secretarias municipais.
Fonte: ASCOM/SECOM