Objeto cósmico atingiu cápsula Soyuz e oferecia risco aos três ocupantes, que agora deverão passar 1 ano no espaço sideral
A nave espacial russa Soyuz, sem tripulantes, se acoplou neste domingo (26) à ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) para trazer de volta à Terra três astronautas. O resgate foi necessário porque o veículos de transporte espacial que eles usavam sofreu danos severos após ser atingido por um pequeno meteorito
Leia também: .
- Cápsula Soyuz voltará à Terra sem tripulação após acidente, avisa agência espacial russa
- SpaceX envia missão com 1ª mulher preta à Estação Espacial
- Guias do IPTU 2023 de Manaus poderão ser consultadas a partir desta sexta-feira (13)
- Preparada para carregar humanos, nave Orion bate recorde de maior distância da Terra
- Mineiro Victor Hespanha se torna 1º turista brasileiro a viajar ao espaço
A nave Souyz MS-23 atracou no laboratório orbital de investigação, de acordo com vídeo divulgado pela Nasa, uma das sócias da ISS. O pouso completou a missão iniciada dois dias atrás, quando a cápsula russa partiu do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Em setembro, a nave espacial deverá levar de volta à Terra o americano Frank Rubio e os russos Dmitri Petelin e Serguéi Prokopiev.
Os três chegaram à ISS em setembro do ano passado a bordo da Soyuz MS-22 e deveriam permanecer inicialmente lá até o final de março.Mas a cápsula acusou um vazamento de um líquido responsável pelo resfriamento em meados de dezembro depois de sofrer um impacto de um micrometeorito, de acordo com autoridades dos Estados Unidos e da Rússia.
A agência espacial russa, a Roscosmos, decidiu enviar a MS-23 para substituir a cápsula avariada, mas sem os três tripulantes que deveriam ir antes do acidente com a outra nave.
Sem a troca de astronautas na ISS, Rubio, Petelin e Prokopiev vão passar quase um ano no espaço.
A MS-22, cápsula que foi danificada, deixará a estação espacial sem passageiros para voltar à Tierra.
Além dos três, há outros quatro cosmonautas na ISS. O quarteto chegou em outubro de 2022 a bordo de uma cápsula SpaceX Dragon, como parte da missão Crew-5.
Aos sete, devem se juntar, já nesta semana, os membros da missão Crew-6, cuja viagem espacial está prevista para levar dois americanos, um cidadão dos Emirados Árabes e um russo à ISS.
Os quatro vão a bordo de uma cápsula SpaceX, que será lançada nesta segunda-feira da Flórida, nos Estados Unidos.
( Por: Do R7, com AFP )
Fonte: R7.COM