A Nasa está preocupada com um asteroide de 200 m de diâmetro que está se aproximando perigosamente da Terra a uma velocidade de mais de 82 mil quilômetros por hora, o suficiente para causar um desastre global, caso colida com nosso planeta.
O meteoro, chamado 2023 CL3, foi colocado na classe dos “que se aproximam da Terra” — grupo de rochas espaciais que passam a, no máximo, 6,4 milhões de quilômetros de distância, são maiores do que determinado tamanho e precisam ser acompanhadas constantemente.
Espera-se que o 2023 CL3 passe pelo planeta em 24 de maio, a uma distância de pouco menos de 6 milhões de quilômetros.
A previsão é que só será possível ver o asteroide com telescópios, mas a distância é considerada relativamente pequena em astronomia.
Leia também:
- Nasa acompanha trajetória de asteroide com chances de atingir a Terra em 2046
- Asteroide do tamanho de um caminhão passará ‘extremamente perto’ da Terra hoje
- Asteroide ‘potencialmente perigoso’ vai passar hoje próximo à Terra
- Mineira que descobriu asteroide pode se tornar 1ª mulher brasileira no espaço
A agência espacial dos Estados Unidos estuda constantemente métodos de defesa contra meteoros que possam atingir o planeta. Para isso lançou sua missão Double Asteroid Redirection Test, no ano passado, experimento que comprovou a possibilidade de satélites alertarem sobre a órbita de asteroides.
Essas medidas foram tomadas após o o CEO da SpaceX, Elon Musk, publicar sua preocupação sobre possíveis colisões com a Terra. Ele disse que se uma grande rocha entrar em rota de colisão conosco, no futuro, não teremos defesa.
Fonte: R7.COM