A ex-primeira-dama americana Rosalynn Carter, mulher do ex-presidente Jimmy Carter (1977-1981), morreu, aos 96 anos, em sua casa na Geórgia, anunciou a organização sem fins lucrativos do casal.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“A ex-primeira-dama Rosalynn Carter, uma apaixonada defensora da saúde mental, dos cuidados e dos direitos das mulheres, morreu neste domingo, 19 de novembro, às 14h10, em sua casa em Plains, na Geórgia. […] Ela morreu pacificamente, com sua família ao seu lado”, afirmou o Carter Center em comunicado.
Reconhecida, ao lado do marido, por uma imagem pública modesta e pela defesa dos direitos humanos e da democracia, Rosalynn recebia cuidados paliativos em sua casa desde sexta-feira com o ex-presidente, depois de ter sido diagnosticada com demência em maio.
“Rosalynn foi minha parceira igual em tudo que conquistei”, disse Jimmy Carter no comunicado.
“Ela me deu orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn estava no mundo, sempre soube que alguém me amava e me apoiava”, concluiu o ex-presidente democrata.
Ao longo da longa carreira política de Jimmy Carter, sua esposa esteve no centro de suas campanhas. Uma vez na Casa Branca, ela se destacou como uma primeira-dama determinada a se envolver na política.
“Ela participou de reuniões de gabinete e dos briefings mais importantes, representou frequentemente o chefe do Executivo em eventos cerimoniais e atuou como emissária pessoal do presidente nos países latino-americanos”, explica o site presidencial dos EUA.
Rosalynn Carter, a primeira de quatro filhos, nasceu na pequena cidade de Plains em 18 de agosto de 1927. Quando ela tinha 13 anos, seu pai morreu, e ela trabalhou ao lado de sua mãe, que se tornou costureira para sustentar a família.
• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui
Ela conheceu Jimmy Carter em 1945, quando era estudante universitária e ele estava de licença da Academia Naval de Annapolis. Eles se casaram em 1946 e detêm o recorde de ser o casal presidencial americano que está casado há mais tempo.
Fonte: R7.COM