Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Moradores da zona Leste têm vida transformada após chegada da água em comunidade vulnerável

Após cerca de nove anos de existência, aproximadamente de 12 mil pessoas passaram a receber água tratada nas torneiras pela primeira vez

Moradores da zona Leste têm vida transformada após chegada da água em comunidade vulnerável

Após cerca de nove anos de existência, aproximadamente de 12 mil pessoas passaram a receber água tratada nas torneiras pela primeira vez

Em Manaus, moradores de áreas vulneráveis, que antes não tinham acesso à água tratada, passaram a receber estrutura da Águas de Manaus e hoje já contam com o líquido, de forma potável. A universalização do acesso à água é resultado dos investimentos que a concessionária fez na capital amazonense. Na comunidade João Paulo IV, que fica no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, a água chegou nas torneiras há sete meses e transformou a vida daquela população.

Leia também: Projeto social ‘Tarifa 10’ da prefeitura e Águas de Manaus vai contemplar famílias em situação de extrema pobreza

Apesar da comunidade existir há quase nove anos, foi somente com a chegada da concessionária ao local que os moradores começaram a ter acesso a este item, essencial para a vida. “Antes a nossa vida era muito difícil. Para ter água a gente tinha que carregar no balde, fazer ligação clandestina – e corria o risco de contaminação-, ou comprar de quem tinha poço, mas mesmo assim dependíamos de ter energia para ‘puxar’ a água”, lembrou a dona de casa Noemea Maia, que mora no local com as duas filhas desde o início da ocupação.

No entanto quando a concessionária chegou na comunidade não representou apenas a chegada da água, pois através do cadastro realizado no local, essas pessoas passaram a ter também comprovante de residência. “Quando chegávamos em uma loja para fazer qualquer tipo de compra, a primeira coisa que pediam era o comprovante de residência e nós não tínhamos. Depois que a empresa entrou aqui, até isso mudou. Hoje podemos dizer que temos uma casa, com endereço certo e temos como comprovar isso”, disse Noemea.

Ao todo, aproximadamente 12 mil pessoas que vivem na comunidade João Paulo IV foram favorecidos com o acesso à água tratada. Por se tratar de uma área em condições de vulnerabilidade, todos foram incluídos na Tarifa Manauara, benefício que concede desconto de 50% no valor da tarifa de água e esgoto.

“Entendemos esta população não tem condições financeiras favoráveis e quando realizamos o mapeamento, já cadastramos todos na Tarifa Manauara. A responsabilidade social é um dos pilares da administração do saneamento que fazemos na cidade de Manaus”, destacou o relações institucionais da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Direito à água

João Paulo IV faz parte das mais de 30 comunidades que foram mapeadas pela concessionária para receber estrutura de água regular. A empresa buscou soluções para adaptar redes de abastecimento, fazendo a água chegar até pontos de difícil acesso, como em becos, palafitas, rip-raps e locais distantes dos grandes centros da cidade.

“Ampliamos nossos serviços para garantir que todos os manauaras tenham acesso à água tratada. Com uma equipe comprometida conseguimos universalizar o acesso à água e o reflexo disso tudo é a transformação positiva da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

(Foto: Divulgação)

Fonte: ASCOM/ÁGUAS DE MANAUS

Mais Notícias

Exit mobile version