Amazônia Sem Fronteira

Últimas Notícias

Moderação é a chave para aproveitar as festas juninas sem comprometer a saúde

Moderação é a chave para aproveitar as festas juninas sem comprometer a saúde
(Foto: Reprodução)

As festas juninas estão chegando e, com elas, a irresistível tentação das guloseimas típicas. Mas atenção: exagerar no consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras pode trazer malefícios à saúde. Para evitar transtornos alimentares e curtir sem medo, a nutricionista Izabele Acioli, da Hapvida NotreDame Intermédica, dá algumas dicas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

É possível aproveitar as festas e saborear os quitutes sem culpa, desde que se faça com moderação. Opte por porções menores e dê preferência aos alimentos mais saudáveis, como milho cozido, pinhão, cuscuz e espetinhos de frutas. “O milho, por exemplo, é rico em fibras e faz muito bem para nossa saúde, porém, em sua versão assada, ele libera algumas substâncias que não são benéficas para nossa saúde, por isso devemos dar preferência ao milho cozido”, afirmou.

Fique atento aos ingredientes. As comidas juninas geralmente são ricas em açúcar, gordura saturada e sódio. Esses nutrientes, em excesso, podem contribuir para o aumento do peso, problemas de colesterol, diabetes e doenças cardíacas. “Alimentos à base de milho, paçocas, amendoim são altamente calóricos merecem atenção com excessos”, alertou a nutricionista.

A profissional sugere ainda alimentos sem aditivos artificiais e conservantes. “Algumas pessoas com diabetes devem optar por adoçantes naturais, como stevia e xilitol, ou reduzir a quantidade de açúcar quando tolerado ao paciente. O leite também pode ser substituído pelo desnatado. Produtos feitos à base de milho devem ser preferencialmente naturais. Quando em conserva, não faz bem à saúde. E o transgênico pode ser responsável, hoje, por reações alérgicas em algumas pessoas”, disse.

Bebidas em excesso

Com relação às bebidas, a especialista fala sobre consumo consciente. “No lugar da cachaça no quentão, temos a possibilidade de substituir pelo suco de uva tinto, que fica uma delícia após ser aquecido. E aí temos a opção de quentão saudável”, sugeriu Izabele.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

As festas juninas não são sinônimo de descuido com a alimentação. Durante o período, procure manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Além disso, beba bastante água para se manter hidratado.

 

Fonte: ASSESSORIA

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H

👉🏻 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version