Amazônia Sem Fronteira

Ciência e Tecnologia

Menina de 8 conversa com astronauta em órbita pelo rádio amador do pai

Menina de 8 conversa com astronauta em órbita pelo rádio amador do paiMenina de 8 conversa com astronauta em órbita pelo rádio amador do pai
( Foto: reprodução / GNN )

Você sabia que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional têm uma estação de rádio amador para conversar, de vez em quando, com pessoas que estão aqui na terra? Sim!  E uma garotinha de 8 anos conseguiu falar com um deles, em órbita.

Ela ficou tão feliz que não cabia em si. “Fiquei exultante quando ouvi a voz dele […] Achei que era um sonho”, disse a pequena Isabella Payne.

Ao lado do pai, que ligou o equipamento, ela conversou com o astronauta americano Kjell Lindgren. Ele também ficou muito surpreso por falar com uma fã tão jovem. Tanto que contou tudo no Twitter e disse que foi seu contato favorito até agora.

Como aconteceu

Kjell disse que estava passando perto do rádio naquela noite, ouviu o nome e a idade de Isabella e voz da menina pareceu tão linda, que alegrou a rotina do astronauta.

Isabella é uma lindinha que compartilha a paixão do pai pelo espaço e pelo rádio amador.

A menina assiste cada lançamento e caminhada espacial ajoelhada na mesa de rádio do pai.

E no último dia 2 ela e o pai, Matthew, conseguiram realizar o sonho de conversar ao vivo com um astronauta em órbita.

E a breve oportunidade de saudar o astronauta americano Kjell Lindgren não foi desperdiçada.

A menina estava dormindo, quando o pai a chamou para tentar contato com a Estação Espacial Internacional.

“Eu fiquei tipo ‘Por que você está fazendo isso comigo? Eu preciso do meu sono”.

Conversas rápidas

Geralmente essas conversas com astronautas são rápidas.

Os operadores entram no serviço de radio amador, fazem contato, dão o nome e localização, fazem um agradecimento e dão um “adeus”logo em seguida.

Mas no caso da pequena Isabella Payne, o que importou não foi o tempo que durou, mas o fato de ter conseguido falar com um astronauta em órbita.

Agora, o sonho dela é se tornar especialista em comunicação em uma agência espacial para que possa repetir seu intercâmbio com Kjell Lindgren quantas vezes quiser.

Fonte: SNB

Mais Notícias

Exit mobile version