Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Manaus terá parque com 2 km e 180 unidades habitacionais no entorno, na divisa das zonas Norte e Leste

Segundo a prefeitura, será o primeiro espaço linear multigeracional, urbano e temático do Amazonas.

Manaus terá parque com 2 km e 180 unidades habitacionais no entorno, na divisa das zonas Norte e Leste
(Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom)

Manaus terá um parque com 2 quilômetros de extensão na divisa das zonas Norte e Leste, as mais populosas da capital. Chamado de parque Gigantes da Floresta, o local, que teve as obras lançadas na manhã desta quinta-feira (19), contará com 180 unidades habitacionais no entorno.

Segundo a prefeitura, será o primeiro espaço linear multigeracional, urbano e temático do Amazonas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O parque começou a ser construído em uma área que fica entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves.

Na manhã desta quinta, o prefeito da cidade, David Almeida, e o governador do Amazonas, assinaram a ordem de serviço para início da construção da primeira etapa. A segunda etapa, que deve começar em março, contempla a parte cênica do parque.

David Almeida afirmou que o local que deve ser entregue até dezembro deste ano. “O Natal que tivemos em 2022 lá na Ponta Negra, e foi destaque em todo o Brasil, nós vamos ter também aqui”, disse.

A obra foi licitada no ano passado. A empresa Construtora Progresso Ltda. saiu vencedora da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

Projeto

O projeto parque Gigantes da Floresta é de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e contempla faixa saudável, com pista de caminhada, faixa verde de arborização e ciclovia bidirecional, contendo paraciclos em sua extensão.

“Esse é um parque multiusuário. Desde a criança, até o idoso, nós teremos espaços para todos. Teremos quadras de área, skate park, trilhas para caminhada e espaço de zumba”, disse o titular do Implurb, Carlos Valente.

Também foram projetados espaços para Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, como um playground inclusivo e um play pet.

Saúde e habitação

O espaço vai ganhar um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), com 626,20 metros quadrados, e a construção de 180 unidades habitacionais no seu entorno, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com 101 vagas de estacionamento para carros e motos. “Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playgrounds”, afirmou a prefeitura.

Na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos d’água. Esculturas e figuras de grandes dimensões serão uma ode à Amazônia, com uma diversidade de cenários interativos, áreas molhadas, e brinquedos lúdicos e interativos para adultos e crianças.

Fonte: G1-AM

Mais Notícias

Exit mobile version