Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Mais uma pandemia pela frente? Entenda as diferenças entre varíola do macaco e Covid-19

Mais uma pandemia pela frente? Entenda as diferenças entre varíola do macaco e Covid-19

Especialistas ouvidos pelo R7 explicam que tanto os vírus como as doenças têm diferenças importantes, o que, no caso da varíola do macaco, pode representar um perigo menor

Quando os primeiros casos de varíola do macaco começaram a ser diagnosticados na Europa e, logo em seguida, se espalharam pelo mundo, a sensação era de que o filme de uma nova pandemia como a de Covid-19 se repetiria.

Mas existe alguma chance de isso acontecer? Os vírus e as doenças têm alguma semelhança entre si? Especialistas ouvidos pelo R7 respondem.

Os vírus

monkeypox, nome em inglês do patógeno causador da varíola do macaco, é um vírus de DNA, enquanto o Sars-Cov-2 é de RNA. O primeiro consiste em uma composição genética mais complexa do que o segundo.

Mas o que isso significa na prática? O virologista Rodrigo Rodrigues, professor adjunto da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), explica que a diferença está na capacidade de mutação e de resistência dos vírus.

“O vírus de DNA tem o que chamamos de uma taxa de mutação menor, eles mudam menos do que vírus de RNA. Então, comparando, a cada dia surge uma nova variante [do Sars-Cov-2], isso normalmente não acontece para vírus de DNA, que são mais resistentes ao ambiente, então isso reflete também em algumas características biológicas desse vírus: as células que ele vai infectar, o tipo de problema que ele vai causar”, explica Rodrigues.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version