Amazônia Sem Fronteira

Política

Lula vai aos EUA para se encontrar com Biden em 10 de fevereiro

Lula vai aos EUA para se encontrar com Biden em 10 de fevereiro

Lula vai aos EUA para se encontrar com Biden em 10 de fevereiro
( Foto: Reprodução )

Antes de ir a Washington, petista vai visitar Argentina e Uruguai; primeira viagem será neste domingo (22)

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai viajar, no dia 10 de fevereiro, para Washington, nos Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente Joe Biden. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores ao R7.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O país americano será o terceiro que Lula visitará desde que tomou posse, em 1º de janeiro. O petista vai viajar, neste domingo (22), para a Argentina. Na terça-feira (24), deve participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos, a Celac, em Buenos Aires. Antes de voltar ao Brasil, Lula vai ao Uruguai, e há a previsão de um encontro com o presidente Luis Lacalle Pou.

Na sequência, Lula deve viajar para outros países. São eles:
• China: deve ocorrer depois de março;
• Portugal: previsão de 25 de abril, quando o cantor brasileiro Chico Buarque será agraciado com o Prêmio Camões.

Invasão de Brasília

Lula e Biden já se falaram pelo telefone, em 9 de janeiro, após a invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília, um dia antes. Extremistas que não aceitam o resultado das eleições de 2022 depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

De acordo com comunicado conjunto divulgado pela Presidência da República e pela embaixada dos EUA, “o presidente Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula”, diz a nota. 

“O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes se comprometeram a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos EUA, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança.”

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version