Amazônia Sem Fronteira

Política

Jhonatan de Jesus toma posse como ministro do TCU

Jhonatan de Jesus toma posse como ministro do TCU

Jhonatan de Jesus toma posse como ministro do TCU
( Foto: Reprodução )

A indicação do ex-deputado federal para o cargo no Tribunal de Contas da União foi aprovada pelo Congresso em fevereiro 

O ex-deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) tomou posse nesta quarta-feira (15) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele ocupa a vaga deixada pela ex-ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar, que se aposentou em julho de 2022. Jhonatan foi nomeado ministro da corte de contas em 1º de março

Durante a solenidade de posse, o novo minstro do TCU disse que pretende fazer de sua atuação uma conexão efetiva e produtiva entre o tribunal e o Congresso. “Eu penso que, muito além da atribuição de órgão auxiliar do Poder Legislativo, esta casa pode assumir um papel ainda mais de proatividade e cumplicidade com a Câmara e o Senado, em prol da discussão e realização de políticas públicas concretas,” disse ele. 

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A indicação de Jhonatan para o cargo foi aprovada pelas duas casas do Congresso em fevereiro.  No Senado, ele teve 72 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Na Câmara, o parlamentar teve 239 votos favoráveis e venceu o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 174 votos, e a deputada Soraya Santos (PL-RJ), que teve 75.

As vagas do TCU são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República, três para cada um. Elas são preenchidas de forma vinculada, ou seja, a substituição de um ministro cabe ao mesmo ente que o indicou. Jhonatan se juntará aos ministros Bruno Dantas (presidente da corte), Vital do Rêgo (vice-presidente), Walton Alencar Rodrigues, Benjamin Zymler, Augusto Nardes, Aroldo Cedraz, Jorge Oliveira e Antonio Anastasia.

Filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Jhonatan tinha iniciado o quarto mandato neste ano. Ele foi o candidato a deputado mais votado em Roraima nas eleições de 2022, com 19,8 mil votos.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version