Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Implante conhecido como ‘chip da beleza’ pode causar grande queda de cabelo e engrossar a voz

Implante conhecido como 'chip da beleza' pode causar grande queda de cabelo e engrossar a voz

Dispositivo que ficou famoso na web não é aprovado pela Anvisa e, mesmo assim, pode chegar a custar R$ 22 mil, segundo médico

Popularmente conhecidos como “chip da beleza”, e antigamente usados com objetivos terapêuticos, os implantes hormonais se tornaram populares nas redes sociais por causa de seus supostos efeitos colaterais positivos, como aumento da libido, ganho de massa muscular e diminuição da celulite. No entanto, os resultados também podem ser negativos e especialistas não recomendam o uso do dispositivo pela falta de dados sobre sua eficácia e segurança.

O ginecologista Alexandre Pupo, dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, explica que o implante hormonal é colocado embaixo da pele e libera seu conteúdo ao longo do tempo.

“Existem várias composições, mas, via de regra, se usa a gestrinona, um hormônio sintético que tem ação androgênica [equivalente aos hormônios sexuais masculinos]. A gestrinona bloqueia o funcionamento dos ovários, levando à parada da menstruação”, detalha. “Às vezes, ela é combinada com a testosterona”, acrescenta.

De acordo com ele, a gestrinona acelera o metabolismo por ser um anabolizante e, portanto, interfere na regulação de massa magra e massa gorda quando age no corpo feminino. “Em altas doses, pode causar hipertrofia muscular e diminuição da gordura”, afirma.Se tais resultados são vistos como positivos aos olhos da maioria, há também aqueles que são indesejados. Pupo cita o aumento da acne, dos pelos corporais e a queda acentuada de cabelo, inclusive deixando as famosas entradas – todos reversíveis. Porém, há também as consequências irreversíveis. “Em casos mais raros, quando as doses são muito altas, pode aumentar o clitóris, engrossar a voz e provocar o surgimento do pomo-de-adão”, destaca.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias

Exit mobile version