A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, concluiu os serviços de modernização da iluminação pública no município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus). Mais de mil pontos receberam luminárias modernas de LED em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 33 municípios do interior e 43 comunidades rurais e indígenas com iluminação pública de LED. No total, foram implantados cerca de 60 mil pontos de iluminação no Estado.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o LED é a tecnologia mais sustentável para a iluminação pública. Estima-se uma economia de energia de até 60%. “A luminária de LED dura até dez vezes mais que as lâmpadas convencionais, produz mais luz por wats consumido, reduz custos e emissão de carbono e não emite raios ultravioletas, gerando menos impacto ao meio ambiente”, observa Marcellus Campêlo.
Além disso, continua, ao permitir maior luminosidade nas vias públicas, o LED proporciona mais qualidade de vida e segurança à população. “A iluminação em LED, além de mais moderna e mais sustentável, proporciona maior segurança para aqueles que querem praticar uma atividade física, passear ou trabalhar no período noturno e, também, para o comércio, que pode ficar funcionando até mais tarde. Com isso, contribui para movimentar a economia e a geração de renda nas cidades”.
Para chegar até Envira, o material e equipamentos percorreram quase 2 mil quilômetros de distância, num percurso de 14 dias pelo rio e por estrada, entre Manaus e o município. Da capital do Amazonas, o material foi de barco até Porto Velho/RO, seguindo por rodovia até o município de Feijó e, novamente, de barco até Envira.
• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui
O prefeito do município, Ruan Mattos, exaltou todo o esforço do Governo do Amazonas em fazer o LED chegar à Envira, para que os trabalhos fossem realizados de forma célere. “Quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário Marcellus Campêlo e equipe, e destacar a importância desse projeto para a nossa cidade. O Governo do Amazonas, com o apoio da representação do município em Manaus, realizou uma força-tarefa e uma ousada logística para o material poder chegar até Envira”, frisou.
Fonte: ASCOM/SEDURB