Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Idam e Instituto Nacional de Tecnologia iniciam tratativas para parceria institucional

Idam e Instituto Nacional de Tecnologia iniciam tratativas para parceria institucional
(Foto: D Divulgação/Idam)

O diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), recebeu na tarde desta segunda-feira, (15), a Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Ieda Caminha, que apresentou algumas possibilidades de parceria entre os dois órgãos, com a aplicação de novas tecnologias junto aos produtores agrícolas atendidos em todo o estado.

Leia também: Dia da Mandioca: Idam destaca incentivos à produção no Amazonas

Sendo o pioneiro no desenvolvimento e aplicação das tecnologias desenvolvidas em âmbito nacional como insumos metálicos para implantes (Parafusos, hastes, próteses articulares, bolsas de silicone implantes e enxertos mamários, aparelhos para fisioterapia e mobilidade entre outros, o ITN também atua no Setor Primário, estabelecendo e certificando procedimentos que garantam a qualidade da Produção Orgânica, por exemplo. Neste caso, todas as etapas da produção devem atender a critérios e parâmetros, necessidades da agricultura familiar amazonense.

Para Daniel Borges, é positiva a possibilidade de uma parceria entre Idam e INT, levando-se em consideração que a certificação da produção orgânica amazonense criaria novas oportunidades de comercialização de geração de riqueza para o Amazonas.

“O INT é reconhecidamente um agente institucional de desenvolvimento por meio da aplicação de tecnologias. Então, além de novos aprendizados sobre o processo de certificação, estaremos apresentando aos nossos assistidos, novas vias para comercialização.”, afirma Daniel.

No histórico do INT o desenvolvimento, nos anos de 1960 e 1970, do Etanol. Além disso, a expertise do instituto na construção de projetos de financiamento, que podem ser muito úteis a quem deseja contribuir com a causa da sustentabilidade na Amazônia por meio de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e procedimentos.

A Produção de energia a partir de resíduos como o caroço do açaí, a casca da mandioca e do cupuaçu, por exemplo, aumenta a oferta energética, diminui custos produtivos e contribui significativamente com o meio ambiente. Oportunidades como essas podem surgir a partir do trabalho conjunto entre os profissionais do Idam e INT.

A Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia estava acompanhada pela pesquisadora Jakeline Lima, pelos secretários de Ciência Tecnologia e Inovação , Daniel Sacha, e de educação, Marcus Lúcio, ambos do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), localizada na mesorregião do Médio Solimões e que já busca viabilizar pesquisas com aplicabilidade prática na produção de biocombustíveis e melhoria nos processos produtivos de farinha de mandioca e beneficiamento de castanha do Brasil.

Sobre o INT
O Instituto Nacional de Tecnologia tem sua sede localizada no Rio de Janeiro e é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Por ser uma instituição politécnica, tem atuação em diversas áreas como Catálise e Processos Químicos, Certificação (Organismo Certificador de Produtos OCP 0023), Corrosão e Degradação, Desenho Industrial, Energia, Engenharia de Avaliações e de Produção, Ensaio em Materiais e Produtos, Inovação Tecnológica, Processamento e Caracterização de Materiais e Química Analítica.

Fonte: ASCOM/IDAM

Mais Notícias

Exit mobile version