Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Hospital Geraldo da Rocha utiliza com sucesso nova terapia para reabilitação de pacientes

Hospital Geraldo da Rocha utiliza com sucesso nova terapia para reabilitação de pacientes
(Foto: Divulgação/SES-AM)

O atendimento é oferecido para pessoas com sequelas de doenças como diabetes e AVC

O Hospital Geraldo da Rocha, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vem aplicando com sucesso uma nova terapia para reabilitação de pacientes com diferentes sequelas, de doenças como diabetes e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Trata-se da cinesioterapia, conjunto de exercícios terapêuticos que utilizam força e movimento do próprio corpo para manter a mobilidade articular e muscular do paciente. O hospital está localizado na Praça Tancredo Neves, Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Coordenada pela equipe de fisioterapia da unidade, o serviço recentemente implementado, tem alcançado excelentes resultados. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a cinesioterapia é utilizada para manter a integridade das articulações, melhorar a mobilidade muscular e articular e estimular a circulação sanguínea. “É usada, principalmente, para prevenir problemas advindos da falta de movimentação por longos períodos”, afirma.

A fisioterapeuta Suelen Medeiros Roque, que participa da equipe do projeto, destaca que os pacientes relatam que se sentem mais dispostos e com menos dores no corpo. Segundo ela, os pacientes do projeto têm como particularidade o tempo prolongado de internação, o que impossibilita, em determinados casos, o caminhar e a realização de atividades básicas do cotidiano.

“Recebemos muitas pessoas com o chamado pé diabético, que são lesões que precisam de curativos constantes, ou seja, é um paciente que fica muito tempo sem se movimentar. Para que ele não perca a mobilidade, os exercícios de cinesioterapia são uma boa alternativa”, explica.

Outro ponto importante dessa iniciativa é a socialização. “Nós fazemos as sessões de cinesioterapia em grupo, o que permite aos pacientes se conhecerem, trocarem experiências, estreitarem relações. Isso para a parte emocional das pessoas é essencial. Os pacientes se sentem motivados a continuar o tratamento”, frisa.

Aplicação

Os exercícios, ressalta a fisioterapeuta, são simples e realizados com o peso do próprio corpo ou com auxílio de equipamentos, como bola e elástico. “O objetivo é fazer com que o paciente mantenha o mínimo de movimento, prevenindo problemas futuros, causados pela falta de mobilidade. As atividades incluem, por exemplo, esticar os braços e alongar as costas, inclinar a cabeça para um dos lados, fazendo pressão com a mão”, relata.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Os exercícios de cinesioterapia são indicados de acordo com o objetivo da pessoa e seu estado geral de saúde, sendo importante realizá-los de acordo com a orientação do fisioterapeuta. “É o profissional de fisioterapia que vai estabelecer quais os exercícios devem ser feitos e a quantidade de repetições. Tudo conforme a necessidade do paciente”, destaca.

 

Fonte: ASCOM/SES-AM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version