Fortalecimento do lineup e retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas
são os principais destaques da marca em 2022
A Honda Motos encerrou 2022 com um crescimento de 17% nos emplacamentos em comparação ao ano anterior. Com 1,03 milhão de unidades comercializadas – melhor resultado desde 2014, quando 1,14 milhão de motocicletas foram emplacadas – a marca manteve sua consolidada liderança no mercado nacional.
O desempenho positivo reflete o fortalecimento das estratégias comerciais da Honda e demonstram também que a demanda por motocicletas segue aquecida. O veículo tem cada vez mais protagonismo, seja para uma solução de mobilidade mais conveniente e econômica, geração de renda ou lazer.
O principal destaque nos emplacamentos é a linha CG 160, com mais de 382 mil unidades, ou seja, 37% do total de vendas da Honda no ano. A segunda posição é ocupada pela Honda Biz, comercializada nas versões Honda Biz 110i e Honda Biz 125, com 195 mil unidades. Completam o ranking os modelos NXR Bros 160, líder de vendas no segmento trail, com 142 mil unidades e a Pop 110i, com 128 mil.
“No ano de 2022, superamos um ambiente de negócios complexo e desafiador para seguir atendendo aos clientes com uma gama completa e consistente de modelos. Tivemos um desempenho surpreendente, com o retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas, graças a uma boa organização industrial e logística, ao fortalecimento das estratégias comerciais e, também, ao apoio de uma sólida rede de concessionárias comprometida com a satisfação dos clientes”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda & CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente) da Honda South America.
Produção
A produção também acompanhou a tendência de crescimento, com mais de 1,1 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus (AM), alta de 19% sobre os números de 2021. O resultado acumulado supera os patamares de 2015, quando foram produzidas 1,04 milhão de motocicletas.
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Ao longo de 2022, a Honda fez grandes esforços para aumentar o plano de produção e atender a demanda do mercado, tendo em vista o desequilíbrio das cadeias globais de suprimentos e alterações nas rotas logísticas.
Ainda no último período, a empresa também concluiu etapas importantes do plano de modernização de sua unidade produtiva, com o objetivo de tornar a empresa referência em eficiência produtiva. A expectativa é concluir todo projeto no primeiro semestre de 2023.
Destaques 2022
A Honda Motos segue como líder absoluta do mercado e mantém a estratégia de inovar constantemente seus negócios, sobretudo em relação ao line up.
No crescente segmento de scooters, a empresa busca consolidar sua posição de liderança. Para isso, em 2022 lançou grandes novidades, como a nova PCX, scooter mais vendida do Brasil com novo motor 160; além da Forza 350 para o segmento de média cilindrada e a X-ADV, scooter de alta cilindrada com muita tecnologia embarcada.
Já os modelos de baixa cilindrada, mais voltados ao deslocamento diário e geração de renda, a Honda é líder absoluta. A grande novidade é a CB 300F Twister, modelo consagrado que chega com um novo motor, mais potente e eficiente, além de um novo design, assinado pela equipe brasileira de Design da Honda. É um modelo feito por brasileiros para brasileiros.
Nos modelos de maior cilindrada, a empresa busca fortalecer sua presença em um segmento altamente competitivo. Por isso, a Honda apresentou importantes lançamentos, como as novas CB 500F e CB 500X, modelos porta de entrada para alta cilindrada; a NC 750X, com a exclusiva transmissão DCT, e, mais recente, a nova Africa Twin DCT, com o diferencial de produção nacional do modelo. A fábrica da Honda, em Manaus, é a única operação fora do Japão a produzir a tecnologia e isso demonstra a excelência de sua capacidade produtiva, além de proporcionar mais autonomia e estabilidade para atender a demanda.
Perspectivas 2023
A Honda é uma empresa que mantém investimentos constantes, com uma estratégia voltada para a qualidade do negócio e de sua relação com clientes e parceiros de negócios. A marca segue acreditando na relevância da motocicleta para o Brasil e, para 2023, projeta um crescimento gradual e consistente, com um volume mais de 10% superior a 2022.
A empresa investirá no fortalecimento do line up, com diversas novidades na linha de produtos, em praticamente todos os segmentos em que atua, entre lançamentos inéditos e novas gerações dos modelos atuais.
“Em 2023, seguiremos trabalhando em uma renovação total do nosso line up, assegurando o prazer da condução, a segurança e o respeito pelo meio ambiente”, complementa Marcelo Langrafe.
Fonte: ASSESSORIA