Amazônia Sem Fronteira

Polícia

Homem é preso por abusar s4xualmente de suas três sobrinhas desde que elas eram crianças

Os crimes começaram quando as vítimas tinham entre 6 e 8 anos e vieram à tona após denúncia do Conselho Tutelar

Homem é preso por abusar s4xualmente de suas três sobrinhas desde que elas eram crianças
(Foto: Reprodução/Freepik)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 54ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), apresentou nesta sexta-feira (24) o resultado de uma investigação que levou à prisão de um homem de 37 anos por estupro de vulnerável de suas três sobrinhas.

As vítimas, atualmente com 10, 13 e 15 anos, relataram que os abusos começaram quando ainda eram crianças, e tinham entre 6 e 8 anos.

Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou que a ação contribui para afastar o suspeito do convívio familiar e, assim, tentar amenizar os danos emocionais causados às vítimas.

“Apesar dos desafios geográficos de Tonantins, um município de fronteira, isso não é mais uma barreira para a Polícia Civil. Destaco também que estamos em uma campanha de combate à violência infantil e atuamos incansavelmente contra esse crime”, afirmou Guilherme.

Alerta à população

O diretor do DPI, delegado Paulo Mavignier, fez um alerta aos familiares de crianças e adolescentes para que estejam atentos a sinais, já que, muitas vezes, os crimes ocorrem dentro do ambiente familiar e são cometidos por pessoas próximas. Ele também reforçou a importância das denúncias, que podem incentivar outras vítimas a se manifestarem.

“Quero deixar claro que não houve aumento nos casos deste tipo de crime. Eles sempre existiram, mas estamos tornando as ações públicas com as prisões, o que aumenta a confiança da população para denunciar. Temos diversos canais para isso, além da rede escolar, de saúde, o conselho tutelar e, claro, a Polícia Civil. Denunciar pode mudar a realidade de uma vítima”, afirmou Mavignier.

Investigação e prisão

O delegado Wellery Allef, responsável pela investigação, explicou que o caso foi descoberto há cerca de oito meses, quando a vítima de 15 anos apresentou episódios frequentes de desmaios e problemas de saúde. Esses sinais foram notados por uma professora, que acionou o Conselho Tutelar.

“Durante o depoimento, a vítima revelou que sua saúde estava relacionada à preocupação com as duas irmãs mais novas, que ainda viviam na comunidade e sofriam abusos pelo tio. Com base nos relatos, realizamos diligências e as vítimas de 10 e 13 anos também prestaram depoimentos”, explicou o delegado.

Após a coleta de informações, as vítimas foram submetidas a exames de corpo de delito, que confirmaram os abusos. Com isso, a Justiça autorizou a prisão preventiva do acusado. Porém, ao saber que estava sendo procurado, o homem fugiu para uma comunidade distante.

“Foram oito meses de busca devido às dificuldades geográficas, mas na última segunda-feira (20/01) conseguimos localizá-lo. Nossa equipe se deslocou pelo Rio Solimões até a comunidade onde ele estava, e o mandado de prisão foi cumprido”, finalizou Wellery.

Denúncias

A PC-AM destaca que a confiança da população na instituição tem aumentado, o que tem contribuído para a redução da subnotificação de crimes, especialmente os relacionados a crianças e adolescentes.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Na capital, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) também disponibiliza o número (92) 99962-2441 para denúncias. O sigilo da identidade do informante é garantido.

Procedimentos

O homem responderá por estupro de vulnerável. Ele foi recambiado para Manaus, já passou por audiência de custódia e permanece preso à disposição da Justiça.

 

Fonte: ASCOM/PC-AM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias

Exit mobile version