Amazônia Sem Fronteira

Política

Hoje tem Bolsonaro e Lula cara a cara, pela 1ª vez. Debate vai esquentar a TV

Hoje tem Bolsonaro e Lula cara a cara, pela 1ª vez. Debate vai esquentar a TV
( Fotos: José Dias )

Imperdível! Hoje à noite tem Bolsonaro e Lula cara a cara, pela primeira vez, num debate de TV nessas eleições 2022. Pode preparar o melhor lugar na sala e chamar a turma para a assistir a esse momento precioso, que só a Democracia é capaz de proporcionar.

O debate dos presidenciáveis, que também terá outros candidatos mais bem pontuados nas pesquisas, será a partir das 9 da noite deste domingo, 28, na TV Bandeirantes.

Seis deles estarão lado a lado para responder perguntas dos jornalistas e dos adversários e também para debater propostas sobre os principais problemas do país. Mas tudo indica que o clima vai esquentar porque o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro é um homem duro e intempestivo. Já Lula, que tem o dom da palavra, não leva desaforo para casa.

Mais do que cara a cara, lado a lado

O sorteio, feito na presença dos assessores, colocou Lula e Bolsonaro a poucos metros de distância um do outro no palco,

No debate, a primeira pergunta caberá ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

Se quiser – e bem provavelmente vai querer – Bolsonaro poderá dirigir sua primeira pergunta a Lula, o ex-presidente e candidato do PT.

Se isso acontecer, o debate promete começar quente, com a polarização que já domina o país.

Bolsonaro em debates

Bolsonaro, o candidato à reeleição, em 2018 só participou de dois debates no primeiro turno. Depois da facada que levou em Juiz de Fora no dia 6 de setembro, faltou a todos, mesmo quando seus médicos disseram que ele já estava em condições de debater. Não quis se arriscar.

Isso tudo faz aumentar ainda mais a expectativa sobre o que Bolsonaro vai dizer e como vai se comportar, já que seu forte não é o autocontrole, nem o equilíbrio em lidar com o contraditório.

E certamente será metralhado pelos concorrentes para responder questões como a demora para comprar vacinas contra a Covid para o povo brasileiro, por ter minimizado a pandemia chamando de gripezinha, a brincadeira de mau gosto ao imitar pessoa sem ar durante a pandemia, a questão da rachadinha no gabinete dos filhos, os ataques à democracia e às urnas eletrônicas e a mais recente, negando a fome de 33 milhões de brasileiros ao dizer “você não vê alguém pedindo pão no caixa da padaria”, entre outras polêmicas.

Lula em debates

Já Lula, em 2006, como candidato à reeleição, não compareceu aos debates no primeiro turno, e se arrependeu. Alckmin, que antes era adversário, agora é seu vice.

O candidato do PT reassumiu o estilo Lulinha Paz e Amor nesta campanha e a expectativa é que possa dar respostas claras sobre acusações de corrupção na Petrobras durante o governo do PT, se vai voltar a governar com o “Centrão” no Congresso e qual será o tom que irá usar nas perguntas para Bolsonaro.

Presenças confirmadas

Até a última sexta-feira, Bolsonaro estava decidido a não ir ao debate da BAND. Mudou de opinião ao fim da entrevista de Lula ao Jornal Nacional.

Se Bolsonaro não fosse, Lula possivelmente também não iria porque seria alvo de todos os outros candidatos.

Mas agora os assessores das duas campanhas confirmaram as presenças de Lula e Bolsonaro no detabe desta noite

E a torce para que as perguntas sejam sobre propostas! O que os candidatos pretendem fazer para melhorar o Brasil nos próximos quatro anos.

E que o debate não seja uma máquina de moer gente para lavar roupa suja em público, porque isso pode até dar audiência e polêmica nas redes sociais, mas também serve como cortina de fumaça para proteger quem não tem planos para o futuro desse país.

Fonte: SNB

Mais Notícias