Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Hoje é Dia: primeira semana de maio celebra trabalhador e literatura

Hoje é Dia: primeira semana de maio celebra trabalhador e literatura

Confira os destaques da semana entre os dias 1º de 7 de maio

O Hoje é dia da primeira semana de maio começa com um feriado nacional: o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º e marcado por mobilizações de trabalhadores. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado nesta data por influência dos imigrantes europeus, que, desde 1917, já promoviam paralisações para reivindicar direitos trabalhistas.

No entanto, a data tem origens ainda mais antigas. Em 1886, trabalhadores dos Estados Unidos fizeram uma greve para exigir melhores condições de trabalho. A luta dos operários se espalhou em seguida pela Europa, e hoje é celebrada em mais de 80 países. O Repórter Brasil, da TV Brasil, conta a história do Dia do Trabalhador.

O primeiro dia do mês ainda comemora o Dia da Literatura Brasileira. Em 2020, Rádio MEC celebrou a data com programa especial, que contou com trechos de obras de escritores como Érico Veríssimo, Caio Fernando Abreu, Raquel de Queiroz, Fernando Sabino, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Vinícius de Moraes. Ouça, abaixo, Jorge Amado lendo um trecho de seu romance Gabriela Cravo e Canela:Na segunda-feira (2), serão 25 anos da morte do educador Paulo Freire. Reconhecido mundialmente, Freire desenvolveu um método de alfabetização de adultos que priorizava a bagagem pessoal de cada aluno. No dia 4, a música brasileira perdeu Noel Rosa, falecido há 85 anos. Um dos principais precursores do samba e autor de mais de 300 composições, o Poeta da Vila teve sua vida e obra destrinchada neste episódio de Na Trilha da História, da Rádio Nacional:Em 3 de maio de 1937, nascia a escritora Nélida Piñon, que está completando 85 anos. Ela foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL), e a primeira autora de língua portuguesa a receber o Prêmio Juan Rulfo de Literatura Latinoamericana e Caribenha. Em 2018, Nélida esteve no Trilha de Letras, da TV Brasil, para contar mais sobre sua vida e sua obra. O programa completo pode ser visto aqui:

Fonte; AGÊNCCIA BRASIL

Mais Notícias