Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Guaíba ultrapassa os 4 m e inundação não tem previsão de acabar

Guaíba ultrapassa os 4 m e inundação não tem previsão de acabar

Guaíba ultrapassa os 4 m e inundação não tem previsão de acabar
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O nível do Lago Guaíba atingiu 4,03 metros no Cais Mauá na medição das 13h desta sexta-feira (24), superando novamente a marca dos 4 metros depois de dois dias abaixo dela. Previsão do Instituto de Pesquisas Hídricas (IPH) alerta que o volume do Guaíba deve permanecer acima da cota de inundação pelo menos até 7 de junho.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Comportas, que haviam sido derrubadas nesta semana para auxiliar na vazão da água, estão sendo fechadas com sacos de areia misturada com cimento.

O aumento ocorreu após o registro de chuvas intensas na Região Metropolitana de Porto Alegre, que chegaram até 100mm na quinta-feira (23). A previsão do IPH é de chuvas de até 30 mm nas próximas 24 horas em partes do estado, e de até 70 mm entre segunda (27) e terça feira (28).

Falsa “normalidade”

Regiões que já estavam ensaiando a volta à normalidade tiveram que ser evacuadas novamente e escolas que haviam sido reabertas voltaram a cancelar as aulas. O professor de ecologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marcelo Dutra, afirma que essa tentativa de retorno ao “normal” é perigosa. E ressalta que criar uma expectativa na população que não pode ser realizada na prática acaba gerando frustração.

Dutra acredita que a intensidade da tragédia deve continuar por tempo indeterminado. “O evento extremo ainda não acabou. Vamos provavelmente presenciar novas subidas, enquanto tivermos chuvas.”

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

O meteorologista Francisco Diniz afirma que essas altas representam um atraso em uma possível descida do Guaíba. Além dessas águas, que devem descer para a Lagoa dos Patos e gerar uma preocupação para Pelotas e regiões próximas, Dutra, que está em Porto Alegre, conta que a situação atual já é de alerta total.

 

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias

Exit mobile version