O próximo mutirão de serviços será no dia 20 de julho, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), na Compensa, zona oeste
A 7ª edição do programa Governo Presente, no sábado (14), prestou mais de 5,1 mil atendimentos à população, com serviços como a emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas, entre outros benefícios. Os serviços foram disponibilizados no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Para levar os serviços à população, o estado investiu R$ 1,5 milhão na estrutura do evento. Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a iniciativa vai percorrer todas as zonas da capital levando os serviços essenciais para a população.
“A gente vai percorrer todas as zonas da cidade de Manaus pelo menos uma vez por semana para assistir às nossas comunidades. O Governo do Amazonas tem trabalhado muito para ser reconhecido como um governo que ajuda as pessoas, que se preocupa e que cuida da população, levando dignidade para todos”, enfatizou Wilson Lima.
Saúde e segurança
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra, Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), fizeram mais de 900 atendimentos, incluindo consultas com médicos especialistas, exames e ações de promoção à saúde.
Foram realizadas 131 consultas com médicos especialistas e 332 exames, como bioimpedância, teste de glicemia e aferição de pressão arterial e cerca de 300 testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatites. Além disso, foram feitos 131 agendamentos de consultas, 22 atualizações cadastrais no Sistema de Regulação e orientações sobre alimentação saudável, prevenção ao câncer de colo e de mama, saúde do homem, saúde do idoso e triagem neonatal.
Durante a ação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também levou a Unidade Móvel de Castração (Castramóvel). Foram realizadas 110 castrações solidárias de cães e gatos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), atendeu cerca de 700 pessoas com agendamento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), um dos serviços mais procurados pelo público presente.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atendeu 420 pessoas com a entrega de CNH Social, certificados de curso de direção defensiva, inscrições para cursos e ações de Educação para o Trânsito.
Cidadania e social
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) prestou cerca de 60 atendimentos, entre orientações e cadastros, de empreendedores autônomos para financiamento pelo Programa Crédito Solidário, durante a ação do Governo Presente.
O programa, resultado de uma parceria entre o FPS e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), dá acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado pessoas sem vínculo empregatício, desempregadas ou subempregadas, possibilitando a inserção no mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida.
A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) registrou 68 atendimentos com o serviço de abertura de processo para solicitação do título definitivo de imóveis na da área de domínio do estado, além de orientação e de informações quanto aos documentos necessários para solicitar a regularização fundiária do imóvel.
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou mais de 1.500 atendimentos, entre corte de cabelo, penteados, massoterapia e manicure.
Setor primário
A Secretaria de Estado de Produção (Sepror) entregou 300 cestas de frutas adquiridas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para conscientizar a população sobre o combate ao desperdício de alimentos. Foram pelo menos 7,5 toneladas de alimentos provenientes de produtores rurais.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Governo Presente
Ao todo, 37 órgãos estaduais vão estar envolvidos na ação de cidadania. O Governo Presente acontecerá aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade, que vão abrir as portas para a comunidade das 8h às 14h. A próxima edição será no dia 20 de julho, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), na Compensa, zona oeste.
Fonte: ASCOM/SECOM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR