Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Governo Presente: 17ª edição tem mais de 7,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus

Os serviços incluíram consultas médicas e exames, emissão de documentos, acesso ao crédito, entre outros

Governo Presente: 17ª edição tem mais de 7,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus
(Foto: Tiago Corrêa/UGPE)

O Governo do Amazonas realizou 7.350 atendimentos, neste sábado (19), durante a 17ª edição do programa Governo Presente, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Entre os serviços ofertados estão a emissão de documentos, consultas médicas e apoio ao crédito.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O evento contou também com a entrega de 4 mil brinquedos para crianças, por meio da campanha “Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos”, coordenada pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Estavam presentes na ação 46 secretarias e órgãos estaduais, sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unidade de Gestão Integrada (UGI), Casa Civil e apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou a importância da ação social e as ações de governo no bairro Lago Azul. “O Governo Presente, na sua 17ª edição, faz a ação desta semana com mais de 40 secretarias e diversos serviços ofertados para a população de Manaus, nessa área onde, recentemente, a UGPE entregou, juntamente com a Sedel, três complexos esportivos completamente revitalizados”, disse o secretário.

O morador do bairro Lago Azul, Aldri Bentes, de 51 anos, expressou sua satisfação com o atendimento realizado por um oftalmologista, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). “Gostei muito do atendimento. Durante a semana, não consegui marcar uma consulta, então aproveitei o sábado para participar da ação”, relatou.

A SES-AM realizou 1.174 atendimentos médicos com as especialidades: Clínico Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Cardiologia e Endocrinologia, além de exames de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realizou 424 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram distribuídos preservativos masculino e feminino e géis lubrificantes.

A aposentada, Arlete de Moura, aproveitou a ação para vacinar seus dois pets, serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). “Eu achei muito bom, gostei muito dessa ação, as vezes não temos o valor para pagar essas vacinas, e o serviço está sendo aqui perto da minha casa”, contou.

A Sema disponibilizou no local o Castramóvel – Unidade Móvel de Castração. Foram realizadas 176 cirurgias de castração de cães e gatos, além de 194 agendamentos. As castrações foram realizadas mediante agendamento prévio, devido aos pré-requisitos para um procedimento cirúrgico seguro e de qualidade.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu 203 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e agendou 283 pessoas para a emissão do documento. A CIN integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e previne fraudes. Já a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atendeu 479 pessoas com serviços de linhas de crédito do projeto “Empreender no Envelhecer”, que apoia idosos na expansão de suas microempresas. Foram realizados ainda atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos para mulheres e idosos.

Outros serviços da Sejusc incluíram emissão de Carteiras de Identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e para pessoas com deficiência (CIPcD), Carteira Intermunicipal – Passe Legal, Crédito Inclusão, 2ª via de Registro de Nascimento e Ponto de Atendimento Virtual (PAV). Também consulta gratuita de CPF/CNPJ, orientação sobre entrada de títulos ou documentos de dívidas para protesto, emissão de boletos de cancelamento de protesto.

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) realizou a atualização cadastral e orientou sobre o Programa Pé de Meia.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 243 atendimentos, entre eles, as inscrições gratuitas para cursos de Mototaxista, Condutor de Transporte Escolar, Condutor de Emergência, entre outros. Além disso, foram entregues certificados e CNHs oriundas do projeto “CNH Social”, e serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entre outros.

Empreendedorismo e Crédito

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) atendeu 87 pessoas para serviços de liberação de crédito, além de orientação sobre linhas de financiamento. O programa Crédito Rosa, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) em parceria com a Afeam, atendeu mulheres empreendedoras que buscaram financiamento.

O FPS fez atendimento de 4.081 pessoas para cadastro de empreendedores no Programa Crédito Solidário, com foco na inclusão social e doação de brinquedos. A Secretaria do Trabalho (Setemp) realizou 37 atendimentos para cadastro na Rede Sine, encaminhamento para vagas de emprego, cadastro na carteira do Artesanato, orientação para emissão de Carteira de Trabalho Digital e orientação sobre a plataforma Gov.br.

Durante o evento, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) fez a entrega de cheque GNV no valor de R$4 mil reais.

Setor Primário

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) entregou 100 kits de sementes e forneceu orientações para produtores rurais. Além disso, foram realizadas inscrições para Carteiras do Produtor Rural.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) participou com a Feira de Produtos Regionais e também doou 2000 toneladas de peixes, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF).

Habitação e Regularização Fundiária

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou 90 atendimentos para serviços de renegociação de dívidas habitacionais, consulta de processos, emissão de segunda via de boleto, abertura e formalização de processos, termo de quitação e encaminhamento ao cartório, além de tirar dúvidas e prestar informações gerais sobre os programas e o Amazonas Meu Lar.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) realizou atendimentos para abertura processos para títulos definitivos de imóveis dentro da área pertencente ao Estado do Amazonas e informações sobre os documentos necessários para solicitar a regularização fundiária de imóveis.

Bem-estar e Lazer

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 264 atendimentos com serviços como corte de cabelo, massoterapia e esmaltação. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) levou atividades recreativas e lúdicas para o público infantil.

Outros Serviços

A Fundação Amazonprev realizou o censo previdenciário para servidores e ofertou serviços de consulta e emissão de documentos. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu copos de água para a população. O Procon-AM esteve presente orientando consumidores e recebendo denúncias. A Controladoria Geral do Estado (CGE), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) divulgaram suas ações e projetos.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) distribuiu panfletos sobre as ações do órgão e orientações sobre a campanha sobre o envelhecimento saudável.

 

Fonte: ASCOM/SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias

Exit mobile version