Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governo do Amazonas reforça policiamento ostensivo com nova etapa do curso de formação de alunos soldados da Polícia Militar

Governador Wilson Lima pontuou que medida faz parte dos investimentos que colaboram para a redução dos índices de criminalidade no estado

Governo do Amazonas reforça policiamento ostensivo com nova etapa do curso de formação de alunos soldados da Polícia Militar
(Foto: Arthur Castro/Secom)

Em mais um compromisso firmado com o fortalecimento da Segurança Pública do Estado, o Governo do Amazonas reforça as ações de policiamento ostensivo com a fase de estágio supervisionado, no curso de formação dos mil alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apresentados pelo governador Wilson Lima. O reforço do efetivo está voltado para a manutenção dos bons índices que a Segurança Pública tem e que colaboram para o avanço no combate à criminalidade no estado.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

No estudo do Ranking de Competitividade 2024, uma ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, divulgado em agosto, o Amazonas ocupa a 7ª colocação dos estados no setor da segurança, sendo o 1º lugar entre os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil no ranking geral. Em 2023, o estado estava na 14ª colocação.

“Tudo isso indica que estamos no caminho certo. Montamos nossas bases arpão, colocamos nossas lanchas blindadas, assim como armamentos pesados; e apresentamos agora mil homens para ir já às ruas. Todas essas ações indicam que estamos no caminho de apresentar resultados à sociedade”, disse o governador Wilson Lima.

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1 bilhão no sistema de Segurança Pública do Estado, que têm surtido resultados positivos, como a redução nos índices de homicídio. Em Manaus, no primeiro semestre de 2024, foi registrada uma queda de 23,5%, a menor nos últimos 15 anos.

Os números positivos também podem ser vistos na apreensão de entorpecentes que, nos primeiros oito meses de 2024, já superou todo o quantitativo de drogas apreendido nos 12 meses de 2023. De janeiro a agosto de 2024, foram apreendidas 30 toneladas de entorpecentes, enquanto em todo o ano passado foram registradas 28 toneladas.

“Esses mil policiais vão propiciar mais viaturas, mais policiamento ostensivo geral a pé e mais tranquilidade para o povo. Eles entram nessa fase de estágio, que vai até o final do ano, e vamos acompanhar esse processo de formação deles para que lá no final de dezembro possamos entregar soldados da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Os investimentos realizados envolvem, ainda, a entrega de novos equipamentos, tecnologias, armamentos e viaturas, terrestres e aquáticas, como lanchas blindadas e as bases fluviais que têm ampliado as fiscalizações nos rios da região.

 

Fonte: ASCOM/SECOM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version