Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Governo do Amazonas participa do World Disco Xepa Day, em Manaus

Governo do Amazonas participa do World Disco Xepa Day, em Manaus
(Foto: Tizziana Barbosa/Sepror)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, neste sábado (29), da 6ª edição do World Disco Xepa Day. Um evento internacional, que foi promovido pela ONG Slow Food Youth Network (SFYN), no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro.

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA), participou pela primeira vez do evento. Nesta edição, o programa forneceu a logística e fez a coleta de 550 quilos de frutas, verduras e legumes (FVL), fez a triagem desses alimentos, que em seguida foram enviados para o laboratório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), para uma segunda triagem e a preparação dos alimentos aptos para o consumo.

Para Dionísia Nagahama, pesquisadora do Inpa, membro do Slow Food e coordenadora da ação em Manaus, a parceria com a Sepror, já era algo que há muito tempo era vislumbrado pela ONG.

“O Disco Xepa tem o mesmo objetivo que o programa de Desperdício da Sepror e, para nós, essa parceria é meio caminho andado, pois antes nós coletávamos os alimentos nas feiras e agora com a parceria, não precisamos mais fazer essa etapa, pois o programa tem os colaboradores e o transporte para essa parte tão importante”, afirmou a pesquisadora.

Para Felipe Miranda, coordenador do PCODEPA, a “unificação das ações entre a Sepror e a Ong Slow Food com o evento Xepa Day é de grande importância, pois além de sensibilizar as pessoas que passaram pelo evento com informações sobre como evitar o desperdício de alimentos, também ofereceu um produto de qualidade para o público presente”, destacou o coordenador.

O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os alimentos regionais, a agroecologia, a biodiversidade e a cultura alimentar local, pois se baseiam na ideia de que o alimento significa contentamento, cultura e harmonia, com a participação de pessoas de diferentes faixas etárias, de crianças a adultos.

Os voluntários que em sua grande maioria são chefs, cozinheiros e outros profissionais da área da gastronomia, cozinharam pratos variados dos produtos que seriam descartados pelos feirantes por não se enquadrarem no padrão comercial e transformaram os alimentos em pratos para serem distribuídos gratuitamente entre o público.

Entre os parceiros do evento estavam o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e voluntários das faculdades e instituições públicas e privadas.

Fonte: ASCOM/SEPROR

Mais Notícias

Exit mobile version