Decisão foi publicada e começa a valer nesta sexta-feira (31); cerca de 13 mil produtos disponíveis no varejo vão ficar mais caros
O governo federal autorizou um reajuste de até 5,6% no preço de remédios para este ano, já a partir desta sexta-feira (31). O aval para o aumento foi publicado em edição extraordinária do DOU (Diário Oficial da União), após decisão da Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial responsável pela regulação do segmento.
“As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos a partir de 31 de março de 2023, nos termos desta resolução”, diz o ato. O porcentual de aumento deste ano veio menor do que o praticado em 2022 e em 2021, que foram de 10,89% e 10,08%, respectivamente.
Leia também:
- Câmara pode votar nesta terça-feira MP que autoriza empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais
- Deputados podem votar nesta quarta MP que autoriza empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais
- Vendas do varejo crescem 1% de fevereiro para março, diz IBGE
- Governo do Amazonas sanciona lei que autoriza venda de armas dos órgãos de segurança para policiais do estado
- Em 500 dias de gestão do prefeito David Almeida, Ageman ampliou ações de regulação e fiscalização
Para 2023, diferentemente de outros, o ajuste máximo de preços permitido será linear, ou seja, o mesmo índice de 5,6% para todos os tipos de medicamentos. O aumento deve atingir cerca de 13 mil produtos disponíveis no varejo brasileiro.
Fonte: R7.COM