O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (23), a nova quadra do Monte Sião, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. No espaço desportivo, que recebeu serviços de revitalização e ampliação da estrutura, funcionará mais um núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), promovendo a prática esportiva para crianças e adolescentes.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“É uma entrega que definitivamente transforma a vida das pessoas e se torna uma referência para a comunidade. É um espaço para a prática esportiva, para as crianças, adultos, dos encontros sociais. É um espaço não só para prática esportiva, mas um espaço para as ações sociais e formação de cidadãos, porque no momento em que a criança está aqui, ela está guardada e menos suscetível a violência urbana”, afirmou o governador Wilson Lima.
Entre os serviços realizados, houve a revitalização da quadra coberta poliesportiva e de areia, dos banheiros masculino, feminino e PCD e trocas de louças sanitárias. A estrutura também passou por adequações no revestimento cerâmico, pintura, forro, iluminação e rede elétrica, além de arquibancadas com acessibilidade, estacionamento e calçadas.
O projeto também ampliou o espaço para a implantação de uma sala de treinamentos e de reuniões. Outra mudança foi a criação de um ambiente de convivência para a comunidade, com mesas de concreto ao ar livre para jogos de dominó e playground infantil.
As melhorias na quadra são resultado de investimentos de mais de R$ 1,7 milhão do Governo do Amazonas, parte do recurso por meio de emenda do deputado estadual João Luiz. As obras foram executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e duraram cinco meses. A estimativa é que o projeto beneficie mais de 112 mil pessoas da comunidade e áreas adjacentes.
“É uma quadra que estava totalmente abandonada e agora está espetacular, não só para as práticas esportivas, mas também para todo o uso da comunidade. É uma determinação do governador Wilson Lima, que pediu nosso apoio às comunidades na revitalização de áreas de uso coletivo”, destacou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.
Segundo a moradora da área, Francisca Antônia, de 54 anos, a reforma da quadra era uma demanda antiga de moradores do Monte Sião. Ela destaca que agora os comunitários poderão usufruir do local em melhores condições.
“Moro aqui há 28 anos e agora vai ser uma benção, porque a quadra foi revitalizada. Antes ela estava toda danificada e a gente nem gostava mais de vir aqui. O muro daqui é o muro do meu terreno, então vi tudo isso se transformar e ficar bonito”, falou a moradora.
Pelci
A partir dos investimentos no local, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) abrirá 150 novas vagas para o programa Pelci na comunidade. O programa com 65 núcleos espalhados pela capital e oferecerá no espaço modalidades como vôlei de quadra, basquete, futsal, judô e wrestling.
“Aqui, no Monte Sião, vamos disponibilizar mais de 150 vagas, não só para futsal, vôlei e basquete, mas também para lutas e futebol, uma novidade dentro do programa. Isso é importante porque investir no esporte é investir na saúde e também contribui para a segurança pública através da prevenção”, destacou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
O programa é voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os pais e responsáveis pelos jovens interessados nas vagas devem atender a requisitos e comparecer ao ponto de matrícula com a documentação necessária. São necessários RG e CPF da criança e do responsável, além do boletim escolar e uma foto 3×4 do atleta. As inscrições podem ser feitas no local, a partir da próxima segunda-feira (26).
Fonte: ASCOM/SECOM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR